Olá, pessoal.
Estou me aventurando pelas terras do J2EE a pouco tempo… já consegui progredir em alguns aspectos, mas em outros me sinto tão perdido que não sei se conseguirei passar algumas de minhas dúvidas para q vcs possam me ajudar… Vamos lá:
Estive olhando o DP de ADO no site da Sun, mas consegui aproveitar muito pouco… talvez por não conhecer outros patterns ou por ter pouca experiência com Java, não consegui compreender muito bem o modelo apresentado… em princípio achei bem confuso. Gostaria que vcs me passagem uma noção geral do relacionamentos entres as classes apresentadas e suas funções para que eu possa voltar lá e “mastigar” aquele pattern até compreendê-lo e poder usar.
Talvez vcs se perguntem o porquê do meu interesse… estou começando a desenvolver uma pequena aplicação e estou projetando a mesma em J2EE… já li sobre as várias ferramentas/frameworks disponíveis e estou estudando as melhores opções tentando seguir “as melhores práticas”. Por isso cheguei até o ADO, mas tenho muitas dúvidas, como por exemplo: em todos os exemplos básicos que vi do uso do Hibernate, eram usados exemplos de estruturas de dados bem simples… cadastros com 2 ou 3 campos e sem nenhum tipo de relacionamento. Ficou minha dúvida - quando eu estiver trabalhando com uma tabela que possui relacionamentos, como deverei proceder com os beans já que na estrutura de uma tabela desse tipo haverá apenas o “id” de um determinado item? Eu terei que criar, além de um bean para cada uma das duas entidades, um terceiro que represente os dois relacionados?
Como vcs perceberam, estou bem perdido na questão da aplicação x banco de dados. Gostaria que vcs me ajudassem da maneira como puderem para que eu possa “me desenrolar” :?: …
Obrigado,
Gleison