Agendamento em Java

Boa tarde amigos, sou iniciante em Java e estou com muita dificuldade de criar um controle de agenda para uma clínica estética. Preciso de algumas dicas para tentar fazer sozinho ou exemplos que vcs já conheçam. No agendamento preciso informar a data, hora inicial e hora final e também tenho que indicar o profissional, o serviço, cliente e a sala. De segunda a sexta inicia as 08:00 até as 20:00 e aos sábados de 08:00 até as 18:00. Tenho dúvida de como criar as tabelas. Sei que na tabela tenho que informar as chaves estrangeiras das outras tabelas e isso eu consegui fazer, na parte dos horários e os dias da semana que travei e não soube como começar. Desde já agradeço uma ajuda!

Esse é um projeto escolar, um projeto para estudar por conta ou para um cliente real?

Vai fazer para desktop (Swing/ JavaFX) ou web?

Recomendo pesquisar na internet por sistemas similares e ver as telas e como os dados circulam (sem entrar no código), para entender o fluxo da informação e como essas informações se relacionam. Também converse com o cliente, se tiver um. Isso te permitirá entender o que precisa armazenar e como.

Pense: para registrar um atendimento no futuro, o que é preciso saber? Sem entrar em detalhes, seria no mínimo:

• data e horário;
  • pessoa a ser atendida;

A partir daí você precisa extrapolar as demais informações, conforme a análise que fizer. Por exemplo:

• o atendimento é específico para cada profissional ou o cliente pode ser atendido por qualquer profissional que estiver disponível?
  • será necessário registrar quem fez o atendimento?
  • será necessário registrar o status do atendimento (pendente, concluído, cancelado)?
  • será armazenado o preço do atendimento?
  • o sistema irá sugerir os horários disponíveis quando o usuário quiser agendar um atendimento?
  • as restrições de horário deverão ser forçadas (via código), ou o usuário poderá agendar fora dos horários disponíveis?

Abraço.

Oi , obrigado por responder. É um projeto escolar e também para me aprofundar na linguagem java. É um sistema Desktop Swing e estou desenvolvendo no padrão MVC. Sim, é necessário registrar quem fez o atendimento; status do atendimento, e pretendo gerar o valor de acordo com o serviço e quantidade de seções contratados. O sistema deve mostrar os horários disponíveis e bloquear os horários agendados, quando a secretária for gravar o agendamento.