Agregação x Um para Muitos

Pessoal,

Tenho a seguinte duvida já faz algum tempo e nunca perguntei. Acho q por vergonha mesmo :oops:
A Agregação não é nada mais que uma associação Um para Muitos?

Grato,
Wallfox

Se eu falar você não acredita, mas a agregação é um conceito que não há consistência em várias literaturas. O próprio Rumbaguhthhgt (um dos três amigos, desistí de lembrar como que se escreve) já escreveu que você deve considerar a agregação como um placebo da UML. Simplesmente tem um efeito semântico “todo-parte”, indicando quem está no controle da associação.

Respondendo sua pergunta, não necessariamente. Você pode ter uma associação 1 para * que não é agregação.

Quer minha opinião sincera… esqueça a agregação. Defina suas multiplicidades que já está bom demais.

(já a composição é um conceito mais fundamentado)

Kra, não sei se nas definições do UML a agregação não tem alguma definição especialmente diferente do conceito comum em java mas pelo que sei a agregação é uma relação de 1 - 1 ou 1 - * dependendo da implementação da coisa… digamos que c tu agregar um List a uma classe poderia ser feita uma relação 1 - *. Objetos que não são não collections fazem relação 1 - 1… Sinceramente não sei c é exatamente isso que vocês queriam saber… Ah… em algumas literaturas agregação também é chamada delegação. Qlqr duvida manda MP.

Ou seja. Tudo depende de como você estuda o problema, mas não foge muito do velho e bom 1 - *
:idea: :shock:

Valeu pessoal!