Ajuda com consulta SQL e JAVA

Boa noite.
Estou desenvolvendo um sistema em JAVA para uma loja. Já estou na parte do caixa e estou encontrando uma dificuldade.
tenho uma tabela de OS onde são registradas: vendas, entradas de estoque, retiradas e sques do caixa da loja.
Dependendo da ação, a coluna tipo da OS fica representada com os respectivos nomes acima citados.

Na tela do caixa eu tenho 3 campos de onde vão ficar: Valor de todas as saídas de caixa(saídas, saques e pagamentos), valor de todas as entradas no caixa(Entradas, Vendas, Etc.) e o que mostrará o valor total em caixa = (entrada - saida). Além disso uma tabela com todas as OS que se referem a movimentações no caixa.

Preciso de ajuda para construir os códigos para calcular as entradas e as saídas para setálos em seus respectivos campos. O valor total em caixa e só calcular os dois anteriores.
Quem poder me ajudar eu agradeço.

Deixaa eu entender… vc quer calcular somente as ENTRADAS por um determinado PERIODO e SAIDAS por um determinado PERIODO?

Sim. Somente as movimentações financeiras do dia. pra isso eu uso a coluna com timestamp no Banco de Dados.

String datahoje = null;
    SimpleDateFormat format = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd");
    datahoje = format.format(new Date());

depois adiciono na linha do SQL: where dataos like ?.
e coloco pra comparar coma variável datahoje.

Da uma olhada neste tutorial, vai te ajudar muito, ele usa BETWEEN, que faz consultas em um determinado intervalo.

Não é exatamente isso.
A parte de realizar uma busca pra achar só o que eu quero já tenho. Meu problema está em como passar isso pra variáveis no java.

Exemplo aqui eu consigo fazer a busca só pelas entradas.
select idos as OS, dataos as Data, tipo as Tipo, funcionario as Funcionario, cliente as Cliente, valorfinal as Valor from tbos where dataos like ? and tipo=‘VENDA’ or tipo=‘ENTRADA’;

Mais vc vai ter um probleminha… vc esta salvando os valores como string? pois vejo que contem caracteres com R$ e virgula. geralmente valores assim, salvamos apenas como double ou decimal.
Da maneira que vc salvou os valores, teras um trabalho a mais

Nem tanto. Com .replace() isso se resolve rapidinho.

Se vc ta conseguindo ler os dados, vc ta usando um ResultSet não e?
entao, faz um while e vai lendo os registros

while(rs.next()){

tipoObjeto obj = new tipoObjeto();
   obj.setVar1(rs.getstring(1, nomeColuna));
   obj.setVar2(rs.getInt(2, nomeColuna));
}

Bom… eu faço assim