Ajuda com erro

Pessoal bom dia,

cara novamente preciso da ajuda de voces, o caso agora é novo para min estou com este problema abaixo e como sou novo na programação não estou achando este erro, poderiam me dar uma ajuda se precisarem de maiores informações por favor me avisem.

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLIntegrityConstraintViolationException: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (dbvendasestoque1.tbl_vendas_produtos, CONSTRAINT tbl_vendas_produtos_ibfk_2 FOREIGN KEY (fk_vendas) REFERENCES tbl_vendas (pk_id_vendas))

Você deve ter uma tabela associada a outra e está tentando excluir um registro da tabela que fornece a PK como FK da outra.
Ou você deleta os registros dependentes antes ou você nunca vai conseguir excluir

Darlan muito obrigado, vou ver se vejo o erro aqui nos codigos.

Gente definitivamente dei uma Bugada na mente “é o que da ser novato”, abaixo vou mandar os códigos se alguém souber oq esta errado e puderem me ajudar agradeço.

private void jbExcluirActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
int linha = jtVendas.getSelectedRow();
int codigo = (int) jtVendas.getValueAt(linha, 0);
if (controllerVendas.excluirVendasController(codigo)) {
JOptionPane.showMessageDialog(this, “Excluido Com Sucesso”, “PARABENS”, JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
carregarVendas();
} else {
JOptionPane.showMessageDialog(this, “Erro Não excluido!”, “ERRO”, JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}

private void jbsalvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
int codigoVenda = 0;
listaModelVendasProdutoses = new ArrayList<>();

    modelVendas.setCliente(Integer.parseInt(jtfCodCliente.getText()));
    try {
        modelVendas.setVenDataVenda(bLDatas.converterDataParaDateUS(new java.util.Date(System.currentTimeMillis())));
    } catch (Exception ex) {
    }
    modelVendas.setVenValorLiquido(Double.parseDouble(jtfValorTotal.getText()));
    modelVendas.setVenValorBruto(Double.parseDouble(jtfValorTotal.getText()) + Double.parseDouble(jtfDesconto.getText()));
    modelVendas.setVenDesc(Double.parseDouble(jtfDesconto.getText()));

    codigoVenda = controllerVendas.salvarVendasController(modelVendas);
    if (codigoVenda > 0) {
        JOptionPane.showMessageDialog(this, "Salvo Com Sucesso", "PARABENS", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

    } else {
        JOptionPane.showMessageDialog(this, "Erro Não Excluido!", "ERRO", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
    }

    int cont = jtProdutosVendas.getRowCount();
    for (int i = 0; i < cont; i++) {
        modelVendasProdutos = new ModelVendasProdutos();
        modelVendasProdutos.setProduto((int) jtProdutosVendas.getValueAt(i, 0));
        modelVendasProdutos.setVendas(codigoVenda);
        modelVendasProdutos.setVenProValor((double) jtProdutosVendas.getValueAt(i, 3));
        modelVendasProdutos.setVenProQuantidade((Integer.parseInt(jtProdutosVendas.getValueAt(i, 2).toString())));
        listaModelVendasProdutoses.add(modelVendasProdutos);
    }

    if (controllerVendasProdutos.salvarVendasProdutosController(listaModelVendasProdutoses)) {
        JOptionPane.showMessageDialog(this, "Salvo Com Sucesso", "PARABENS", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
        carregarVendas();
        limparFormulario();
    } else {
        JOptionPane.showMessageDialog(this, "Erro Não Excluido!", "ERRO", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
    }

Fera, o erro não está neste código.
Está no fato de você ter as tabelas A e B, onde B tem uma coluna que é uma FK que referencia A;
Assim sendo, você está tentando excluir um elemento de A que está associado a um ou mais itens de B.
Como existe a FK, existe uma constraint que verificar se há essa associação entre um A e um ou mais B. Caso exista, não permite excluir, apenas consultar e alterar.

O Darlan valeu mesmo entendi no caso meu projeto como não esta pronto provavelmente o professor citara isso ou fazer algo a respeito, so achei que ele deveria informar que isso aconteceria para não nos deixar loucos…

aproveitando o gancho e não querendo abusar mas o erro abaixo se refere mesmo a algo duplicado? esta salvando normal no banco tal, mas da este erro, ou seria uma exceção? sabe me dizer.

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLIntegrityConstraintViolationException: Duplicata du champ ‘27’ pour la clef ‘fkvendas’

Não, o que está ocorrendo é que há um campo definido como único (não consigo identificar se uma PK, pois je ne parle pas français).

Certo Valeu mesmo Darlan vou ver com ele oq faço neste caso, obrigado mesmo a ajuda.

Cara só para falar que consegui arrumar isso estava invertidos os campos unico aqui no sql.
Obrigado mesmo pela ajuda boa tarde a você.