Mano,
assim o seu codigo possui inumeros problemas. poderiamos debater isso por horas. Vamos Pensar em como Resolver isso?
Uma Fila Encadeada usa ARRAY? Eu, pessoalmente, acho que não. até é possivel emular uma fila mas é muito trabalhoso. talvez isso seja o seu exercicio, ok, vamos admitir que vc precisa usar um array mas a implementação natural é ter um elemento No que tem uma referencia ao proximo elemento.
vc até pode implementar uma fila em um array mas uma fila significa FIFO - first in, first out.
vc quer fazer
fila.enfileirar(1);
fila.enfileirar(2);
fila.enfileirar(3);
int x = fila.remover(); // retorna 1;
int y = fila.remover(); // retorna 2;
int z = fila.remover(); // retorna 3;
simples assim. se o seu codigo não faz isso então não esta implementado corretamente.
como fazer isso com um array? bom um array tem um tamanho, digamos 100.
vc cria uma variavel FIM e inicializa com -1;
vai enfileirar? vc incrementa o FIM ( soma 1) e usa este valor como indice do seu array.
vai desenfileirar? vc
- guarda qual elemento esta na posição 0; vc vai retornar isso. chama de ‘primeiro’
- vc faz um loop usando a variavel index ( i para os intimos ) de 1 até FIM onde vc faz dentro do loop: fila[ index - 1 ] = fila[ index ];
- vc decrementa o FIM (subtrai 1 )
- retorna o primeiro.
o resto vai pipocar a partir dessa ideia.
por exemplo eu falo FIM e vc usa qtdeElementos. serve para a mesma coisa. eu gosto, particularmente, de usar o fim. o fim me diz onde no array esta o ultimo elemento. eu sei que o array começa em 0 então se o fim e 5, tem 0,1,2,3,4,5,6 elementos: FIM + 1.
como vc ve se esta vazio? se FIM menor que zero, então esta vazio
como vc sabe se contem algo? vamos procurar do INICIO (0) ao FIM. achou? retorna true.
if(elemento[i].equals(elemento)){
mano a sua fila se chama f ( poderia se chamar fila pra ser explicito ). vc não tem nada que usar elemento[i] aqui. e f é um array de inteiros, isso é tipo primitivo, vc não tem equals ( ok existe o wrapper Integer e autobox no java mas não vamos botar o carro na frente dos bois ).
reflita sobre estes pontos.