Sou novo aqui no site e gostaria de uma ajuda, estou resolvendo um exercicio da faculdade(estou aprendendo ainda) mas estou com um pequeno problema que eu não achei a resposta ainda, como eu consigo colocar informações de double em uma matriz?
Aparece a seguinte mensagem: incompatible types: possible lossy conversion fromdoubletoint.
Não existe (por não fazer sentido) posição de vírgula flutuante, ou seja, decimal. Por exemplo, faz sentido falar que um valor está na posição 0,3356889? Posições de arrays devem ser números inteiros que no Java são identificados pelos tipos short, int e long. A mensagem indica:
“Tipos incompatíveis possível perda de informação com a conversão de double para int.” Isso significa que a JVM detectou esse problema semântico/lógico e está informando que a conversão pode resultar em perda de informação.
Corrigindo:
import java.util.Scanner;
public class Reforco {
public static void main(String[] args){
Scanner leitor = new Scanner(System.in);
//int linha;
//int coluna;
//int codigo;
//int quantidade;
//double preco;
double[][] matriz = new double[10][3];
for(int linha = 0; linha < 10; linha++){
for(int coluna = 0; coluna < 3; coluna++){
if(coluna == 0){
System.out.print("Digite o código do produto: ");
matriz[linha][coluna] = leitor.nextInt();
}
if(coluna == 1){
System.out.print("Digite a quantidade: ");
matriz[linha][coluna] = leitor.nextInt();
}
if(coluna == 2){
System.out.print("Digite o preco: ");
matriz[linha][coluna] = leitor.nextDouble();
System.out.println("");
}
}
}
System.out.println("\nA matriz é:");
for(int linha = 0; linha < 10; linha++){
for(int coluna = 0; coluna < 3; coluna++){
System.out.println("[" + linha + "][" + coluna + "]= " + matriz[linha][coluna]);
}
}
}
}
1 - Quando postar, poste o código e não imagens (ninguém, ou praticamente ninguém terá a paciência de digitar o seu código para testar)
2 - Embora o Java permita usar caracteres Unicode, isto é, usar caracteres acentuados, para nomear variáveis, métodos, classes, etc., é uma boa prática não fazê-lo (usar identificadores acentuados);
3 - Variáveis internas não precisam, via de regra, serem declaradas separadamente. Nesse caso as variáveis linha e coluna são declaradas dentro do laço (for);
4 - Use nomes significativos. Por exemplo, em vez de lin, use linha.
5 - É considerada uma boa prática declarar uma variável por linha (facilita a leitura).