Ajuda em POO ( POR FAVOR )

4 respostas
poo
Jonathancampos73

Olá, boa tarde!

Preciso da ajuda de vocês, estou cursando a matéria POO.
E não estou conseguindo absorver nada.

Tenho esse exercício, preciso do auxílio de alguém.

1. De acordo com seus conhecimentos sobre aplicações bancárias (ou de seus
    consultores) em nossa aplicação bancária, onde pode ser utilizado o
    relacionamento de Agregação por composição? Justifique:

4 Respostas

Baudorocambole1

Se não me engano, composição é da relação do tipo “A tem B”, provavelmente no seu modelo bancário, devem existir a abstração de um Cliente e de uma Conta, aqui podemos usar a composição do tipo “Cliente tem uma Conta”.

Jonathancampos73

Então o Cliente agrega e a conta compõe ? ?

K
drsmachado

Vamos por partes (literalmente).
Olhe ao seu redor. Existem inúmeros objetos, não?
Dos maiores aos menores, todos eles são constituídos por partes. Cada parte é um objeto, também. Concorda?
Por exemplo, o teclado do teu computador (ou notebook). Você sabe que ele é um teclado, pelo formato e pelos componentes que possui (teclas maiores ou menores, alguns leds e pode conter outros botões também).
Agora pense no seguinte. Se você tirar todas as teclas, ele ainda será um teclado? As teclas são fundamentais para que o teclado exista?
Embora não haja funcionalidade para um teclado sem teclas, ele não deixa de ser um teclado. Certo? Então, podemos dizer que um teclado é agregado por teclas, pois, tendo ou não essas peças, ele ainda é um teclado e as teclas não deixam de ser teclas, individualmente falando.
Agora pegue a nota fiscal de compra desse computador/notebook/ultrabook/tablet ou o que for. Veja que existem várias informações nessa NF.
Perceba que uma das informações é o teu nome (ou o nome do comprador). Outra informação é a discriminação do item vendido (o produto que você comprou).
Vamos dizer, então, que uma NF é a junção de um comprador e (ao menos) um produto vendido.
Faça o mesmo exercício e remova o item vendido da NF. Ela continua fazendo sentido, ela ainda existe? É possível ter nota fiscal sem que se compre um produto? Pense um pouco diferente, pense que você desistiu da compra. É possível ter uma NF de venda sem um comprador?
Assim sendo, podemos dizer que uma NF não existe sem um produto, nem sem um comprador. E nem que um produto (item de venda, no caso) existe sem uma NF e nem um comprador. Isso é composição.

Criado 11 de março de 2017
Ultima resposta 13 de mar. de 2017
Respostas 4
Participantes 4