[Ajuda Funcional] Desenvolvimento de Aplicações WEB

Bom dia Amigos,

Sou um estudante do Java, já tinha feito algumas aplicações SE na faculdade em desktop e para pequenas empresas. Estou me aventurando em aplicações WEB EE, alguém poderia me orientar por onde devo começar?

Eu uso o netbeans devido a facilidade de inserir os campos, botões e tabelas.Precisava transportar esse mesmo modelo para a web, usando os mesmos recursos ou similares com um layout mais amigável. A unica diferença que vou precisar construir gráfico, igual ao excel porém dinâmico.

Entrando nesse mundo de aplicações WEB me deparei com Python, porém nunca utilizei nada da ferramenta e no java vejo um suporte pela comunidade, além do conhecimento que tenho com desktop e orientação a objetos.

Alguém tem alguma dica para eu começar a atender essa necessidade? Curso ?

Encontrei esse curso na Alura mais vejo que o foco no final é uma loja online, onde como falei meu interesse seria mais em controle de processos.

*Quero mudar de IDE vejo mais suporte no Eclipse que no netbeans.

Bom dia @JoaoP1

Eu te recomendo a estudar Spring (Framework Java) ao invés de Java EE.

Pois a popularidade do Java EE esta caindo e já é bem menor que o Spring.

De antemão, o Spring é mais moderno e há bem mais vagas de trabalho pedindo Spring.

O Netbeans só foi bom para aplicação Swing, tirando isso o eclipse ganha em todos os outros quesitos.

Uma IDE boa para se trabalhar com o Spring é a Spring Tool Suíte, ela é baseada no Eclipse e feita para desenvolver projetos Spring

Sim.

1 - Deixe de usar netbeans e comece com uma IDE de verdade. Ou eclipse ou intellij.

2 - Excel não é gráfico

3 - Vocẽ quer desenvolver em java ou python?

4 -= Conceitos não mudam, independente de ser para uma loja virtual, para uma intranet ou para o que for.

Se você instalar o plugin windowbuilder, o eclipse supera o nb nesse aspecto também.