Ajuda na actualizacao de um campo atraves da soma de dois valores

Boas colegas, estou com um problema em relação a actualização de um campo chamado quantidade. O meu objectivo é sempre que o usuário adicionar mais quantidade através de um campo que ira preencher com números inteiros ele devera somar com o valor anterior e ter um total na quantidade. Ate agora o que o sistema está a fazer é simplesmente substituir o valor ou seja a fazer o update. Estou a usar banco de dados mysql e java web. Neste problema terei que usar triggers? Como usar?tentei usar mais não resultou

Sua questão está muito vaga. Posta pelo menos um print de como é a tela.

Se isso roda no navegador, durante a interação do usuário para adicionar qtd, você deve usar javascript pra somar, não Java.

Na tabela abaixo é possivel ver que tem um campo quantidade, então é esse campo que tem que sofrer a soma do valor actual com o valor que se vai adicionar

A janela que foi aberta permitira adicionar um novo valor

O que acontece na ultima imagem é que devia receber o 30 e somar com o 10. E na quantidade teria 40 e nao 30 porque simplesmente usei o update, e gostaria que houvesse uma soma entre estes dois números

Como está o código dessa soma?

Na verdade não sei como efectuar a soma, tentei através de triggers na própria tabela mas não deu certo. Então fiquei sem saber o que fazer

Como parece estar usando JSF, faz no managed bean. Exemplo:

Se fizer isso a nível de banco você deve fazer um select do valor que está no banco dentro da sua procedure salvar o valor em uma variável após isso fazer a operação de soma e depois fazer a inserção do novo valor. Eu faria desta forma evitaria de subir o processo para o sistema em si, caso você deseje fazer a nível de sistema o processo é o mesmo, já que você não especificou ou postou código para poder ser analisado,