Ajuda para implementação de um projeto

De acordo com a imagem que anexei, necessito de fazer o seguinte em java:
O problema é que não sei como fazer, nem por onde começar.
Me podem dar uma ajuda?
Muito muito obrigada.

Desenvolver duas classes:
• uma para representar a prancha; e,
• outra para representar a vinheta.
Na classe que representa a vinheta têm que existir metodos para manipular vinhetas e na classe que representa a prancha devem existir metodos que permitam definir a estrutura da prancha, bem como manipular vinhetas específicas.

Uma vinheta é composta por uma imagem e por uma moldura á volta da imagem. Um objecto
vinheta deve poder ser criado de duas maneiras: ou fornecendo a imagem da vinheta, o tamanho da moldura, o tipo de moldura e a cor da moldura; ou, fornecendo apenas a imagem da vinheta, o tamanho da moldura e o tipo de moldura, assumindo-se que a cor da moldura ´e preto. A moldura nao se sobrepoe à imagem. A dimensao da vinheta deve levar em conta a dimensao da
moldura e a dimensao da imagem.
A vinheta deve ter metodos para:

• Saber a largura da vinheta;
• Saber a altura da vinheta;
• Definir o tipo de moldura (sem moldura, linha, tracejado)
Definir a espessura da moldura (em numero de pontos);
• Definir a cor da moldura;
• Fazer com que a imagem na vinheta fique a preto e branco;
• Fazer com que a imagem na moldura volte a ter as cores originais;

Prancha
Para criar um objeto prancha deve ser fornecido o n´umero de tiras da prancha. Para cada tira
da prancha deve ser criada automaticamente uma vinheta vazia com uma moldura de espessura
1 e do tipo linha e um tamanho predefinido (pelo programador).
A prancha dever´a ter m´etodos para:
• Saber a largura da prancha;
• Saber a altura da prancha;

• Definir o n´umero de tiras da prancha. Se o n´umero de tiras aumentar, deve criar uma
vinheta vazia com um tamanho predefinido (pelo programador) e com uma moldura de
espessura 1 e do tipo linha em cada nova tira, mantendo-se as que existiam. Se o n´umero
de tiras diminuir, mantˆem-se as tiras que existiam at´e ao novo n´umero de tiras;

Comece pelo domínio da aplicação, vc já tem as informações então é mais fácil.

A parte mais difícil será a View, vc não disse qual tecnologia irá usar, mas recomendo o JavaFX pois é mais fácil de implementar Drag-n-Drop e redimensionamento de componentes, além de ter vários recursos gráficos prontos.

Neste seu trabalho, você tem que criar somente as classes com os metodos ou o programa tem que rodar certinho com todas essas especificações ?

Olá.

Desde já muito obrigada pelo seu contacto.
Sim básicamente é o que diz que tenho que fazer.
Coloco aqui tudo o que tenho que fazer, se quiser posso enviar o documento com o enunciado, pois tem imagens.
Mas não sei como enviar documentos desde aqui.

Muito obrigada.

Uma prancha de banda desenhada e constituda por uma ou mais tiras que por sua vez sao
constitudas por uma ou mais vinhetas (ou paineis ou quadrados).

Dever~ao ser desenvolvidas duas classes:
uma para representar a prancha; e,
outra para representar a vinheta.
Na classe que representa a vinheta deverao existir metodos para manipular vinhetas e na
classe que representa a prancha deverao existir metodos que permitam denir a estrutura da
prancha, bem como manipular vinhetas especificadas.
Recomenda-se que o desenvolvimento do projeto decorra por etapas, as quais devem corresponder
as classes que se apresentam em seguida. Nao sera apropriado avancar para uma etapa
mais avancada sem ter a etapa anterior minimamente completa.
Vinheta
Uma vinheta e composta por uma imagem e por uma moldura a volta da imagem. Um objecto
vinheta deve poder ser criado de duas maneiras: fornecendo a imagem da vinheta, o tamanho
da moldura, o tipo de moldura e a cor da moldura; ou, fornecendo apenas a imagem da vinheta,
o tamanho da moldura e o tipo de moldura, assumindo-se que a cor da moldura e preto. A
moldura nao se sobrepoe a imagem. A dimens~ao da vinheta deve levar em conta a dimensao da
moldura e a dimensao da imagem.
A vinheta devera ter metodos para:
Saber a largura da vinheta;
Saber a altura da vinheta;
Denir o tipo de moldura;

Denir a espessura da moldura (em numero de pontos);
Denir a cor da moldura;
Fazer com que a imagem na vinheta que a preto e branco;

Fazer com que a imagem na moldura volte a ter as cores originais;

Devolver a imagem correspondente a vinheta, isto e, uma imagem que contem a imagem
original (com as cores originais ou a preto e branco) e a moldura, de acordo com as
manipulacoes realizadas. Recorde-se que a moldura nao deve sobrepor a imagem. Por
exemplo, dada a imagem usada no primeiro exemplo, se a espessura for 5 e o tipo de
moldura desenhada
O tipo de moldura desenhada pode ser obtido pintando aleatoriamente pontos no espaco
da moldura com a cor denida.
Se achar necessario, pode desenvolver mais metodos.

Prancha
Para criar um objeto prancha deve ser fornecido o numero de tiras da prancha. Para cada tira
da prancha deve ser criada automaticamente uma vinheta vazia com uma moldura de espessura
1 e do tipo linha e um tamanho predenido (pelo programador).

A prancha devera ter metodos para:
Saber a largura da prancha;
Saber a altura da prancha;

Denir o numero de tiras da prancha. Se o numero de tiras aumentar, deve criar uma
vinheta vazia com um tamanho predenido (pelo programador) e com uma moldura de
espessura 1 e do tipo linha em cada nova tira, mantendo-se as que existiam. Se o numero
de tiras diminuir, mant^em-se as tiras que existiam ate ao novo numero de tiras;

numero de tiras
passa de 2 para 3

numero de tiras passa de 2 para 1

Defenir o numero de vinhetas de uma tira. Se o numero de vinhetas aumentar, deve criar
vinhetas vazias com um tamanho predenido (pelo programador) e com uma moldura de
espessura 1 e do tipo linha de acordo com o novo numero de vinhetas, mantendo-se as que
existiam. Se o numero de vinhetas diminuir, mant^em-se as vinhetas que existiam ate ao
novo numero de vinhetas;
Denir o espaco entre vinhetas e tiras;
Colocar uma vinheta numa dada tira e posicao nessa tira (substituindo a que estava nessa
posicao);
Manipular cada vinheta individualmente, dados a tira e a posic~ao da vinheta na tira, de
acordo com as operac~oes que e possvel realizar com vinhetas (alterar o tipo de moldura,
a espessura da moldura, etc.);
Devolver a imagem correspondente a prancha.
Se achar necessario, pode desenvolver mais metodos.
Divis~ao de Vinhetas
Adicionalmente, devera ser possvel dividir uma vinheta de uma prancha dado um inteiro correspondente
ao numero de partes (novas vinhetas) em que deve ser dividida uma dada vinheta.
A tira onde se localiza a vinheta a dividir deve ser alterada de modo a substituir a vinheta
4
dividida pelas novas vinhetas, mantendo todas as outras vinhetas. As molduras das novas vinhetas
devem ter as mesmas caractersticas da vinheta a dividir. A Figura 4 ilustra a divis~ao
da vinheta na tira 1, posicao 0, em duas novas vinhetas.

Queria enviar o documento com as especificações mas não me é permitido porque sou um usuario novo.

Boa Tarde, já conseguiu resolver este projeto?
é que eu estou a tentar fazer o tipo de moldura tracejada e não estou a conseguir ou dizer a altura e a largura da vinheta, obrigada.