Crie um algoritmo que solicite ao usuário o nome da rua que reside e depois apresente o nome e a quantidade de caracteres digitado no nome da rua.
de maneira simples por favor, muito obrigado !!!
Crie um algoritmo que solicite ao usuário o nome da rua que reside e depois apresente o nome e a quantidade de caracteres digitado no nome da rua.
de maneira simples por favor, muito obrigado !!!
Acho que é isso, python fica fácil de entender. A função len quando receber uma palavra acentuada ou o ç, vai retornar dois caracteres, então fica pra ti aprimorar essa parte.
address = raw_input('Rua: ')
addresSpace = address.replace(" ", "")
print ("Rua -> %s | Nº de caracteres -> %d " % (address, len(addresSpace)))
Olá, @Jackpro .Percebi que é um usuário novo.
Primeiramente, bem vindo ao GUJ. O GUJ é um fórum de discussões e dúvidas sobre tecnologia. Qualquer um pode postar sobre qualquer assunto (desde que dentro do escopo do fórum).
Em segundo lugar, devo lhe advertir que não é costume nem objetivo da comunidade deste fórum solucionar exercícios de faculdade ou coisas assim. Nós incentivamos você a pensar e formular sua lógica e seu código, mas não resolvemos exercícios para você. Não é esse o objetivo do fórum.
Dito isso, também digo que seu post ficou incompleto. Você pede ajuda, mas não informa a linguagem que quer.
A comunidade preza muito pelo seu esforço em resolver o problema. O que você já fez? O que você não conseguiu fazer? O que já pesquisou?
Espero que você tenha uma boa estadia no GUJ e que o fórum possa lhe ser útil da maneira correta.
[]'s
Bom dia meu querido!
Realmente não pesquisei antes para ver como funcionava o fórum, peço desculpas se me equivoquei.
Como você mesmo disse, é sim um exercício para a faculdade , estou na primeira fase no curso de ( analise e desenvolvimento de sistemas ) esse exercício, o professor passou para nós treinarmos em casa, porém, estou com muitas dificuldades ( linguagem JAVA ) a minha intenção era que alguém solucionasse ele, e a partir dai eu pudesse aprender olhando ele pronto!
Obrigado !
Eu entendo como é. Curso ADS também, e usamos Java em certa parte.
É realmente agoniante não entender algo da linguagem. Todavia, é só fazendo, treinando, errando e quebrando a cabeça pra resolver que você vai conseguir aprender de verdade.
Vou tentar te auxiliar, mas como disse, não é costume resolver os exercícios para você.
Vamos lá. O enunciado diz:
Acredito eu que esse algoritmo deve estar na sintaxe do Java. Então, o que precisa ser feito?
Passo 1: Solicitar ao usuário o nome da rua que reside
Passo 2: Salvar esse nome em algum lugar
Passo 3: Contar quantos caracteres tem aquele nome
Passo 4: Exibir essa quantidade
De forma técnica, seria:
Passo 1: Como escrever no console?
Passo 2: Como gravar o valor digitado pelo usuário?
Passo 3: Como contar quantos caracteres tem uma String? Atenção com o espaço! (" ")
Passo 4: Como escrever no console, exibindo uma variável?
A “receita de bolo”, ou seja, algoritmo, seria:
Informar ao usuário que ele tem que digitar algo. Depois, salvar o conteúdo em uma variável. Pegar essa variável, tirar todos os espaços, salvar em uma outra variável. Aí, contar os caracteres restantes. Guardar essa contagem em uma variável. Informar ao usuário a quantidade de letras.
Eu espero que isso possa te ajudar em algo. Sério, tudo que você precisa está aqui nessa resposta - você só tem que aprender a ler como um programador!
Qualquer dúvida, estamos aí.
[]'s
Cara, vou tentar fazer aqui, sem pesquisar na internet o bolo pronto, eu vou montar esse bolo! Valeu!!! Qualquer coisa posso te perguntar aqui ?
Pode, sim. Sem problema algum. Eu fiz aqui rapidinho para ver como ficaria, e em umas 10 linhas você consegue fazer. Tente algo e traga para cá, que ai eu compartilho a resposta com você.
[]'s
meu querido, não peguei a ideia ali de " tirar todos os espaços "
por enquanto ta assim :
package javaexercicios;
import java.util.Scanner;
public class JavaExercicios {
**public static void main**(String[] args) {
Scanner teia = new Scanner(System.in);
System.out.println("digite o nome da rua?");
String nomeRua = teia.nextLine();
Muito bem!
Vamos esquecer dos espaços por um momento, certo?
Agora, algo que de começo é bem chato e dificil, mas é necessário na vida de um desenvolvedor: Ler documentações.
Aqui você encontra a documentação da classe String. Toda variável/atributo da classe String tem esses métodos nela. Me diga, você consegue encontrar algum método que retorne o comprimento dessa String? Dica: Se a documentação tá em inglês, pense em inglês!
Seria o ( char ) ?
Vamos lá:
Conforme especificação, o método que retorna o comprimento (que, em inglês, é length)… é o método homônimo (com o mesmo nome):
Então… se você fizer:
nomeRua.lenght();
Você estará pegando o número de caracteres daquela String. Como ele retorna (especificado do lado esquerdo) um tipo inteiro, basta salvar numa variavel do tipo int e printar ela!
[]'s
então no lugar de nomeRua , eu já devo colocar o nome da rua ? ou isso vai ser feito depois quando a gente executa ?
meu querido, não quero tirar teu tempo mesmo, mas se puder continuar me ajudando ate eu conseguir fazer esse problema, pra mim pegar a ideia sabe, me sinto atrás dos meus colegas, tenho que viver perguntando , mas também, foram apenas 3 semanas de aula ainda …
Você está fazendo tudo certo até agora. Seu código faz isso:
Você instancia o Scanner
Você escreve no console: Digite o nome da rua
Você lê o nome da rua.
Você salva o nome da rua na string nomeRua
Agora você precisa salvar o numero de caracteres numa variavel do tipo inteiro. Então você vai fazer assim:
int numeroDeCaracteres = nomeRua.aqueleMetodoQueRetornaOTamanhoDaString();
Depois, basta voce imprimir essa variavel:
System.out.println(numeroDeCaracteres);
botei assim :
int numCaracteres = nomeRua.lenght();
e fica aquela bolinha vermelha do lado dizendo assim : cannot find symbol, symbol: method lenght , location: variable nomeRua of type string
(??) oque será isso ?
O nome do método está errado. É length(), não lenght()
Poxa deu certo mesmo ahah botei e o nome da rua ’ portela e logo embaixo apareceu ( 7 )
bah sem comentários, valeu mesmo brother !!
o mesmo se aplicaria aqui , correto ? ou não ?
" Crie um algoritmo que solicite ao usuário um nome e apresente a quantidade de letras que esse nome possui e a tabuada referente a quantidade de letras do nome. Exemplo: “Felipe” à Quantidade de caracteres: 6. Apresentar a tabuada do 6 (de 6 x 1 até 6 x 10) "
Fico feliz que você tenha conseguido! Como prometido, essa é a forma que eu fiz:
import java.util.Scanner;
public class teste {
public static void main(String[] args) {
Scanner scan = new Scanner(System.in); //Aqui, estamos instanciando o objeto Scanner numa variavel chamada scan. Parece dificil, mas você vai aprender sobre isso em Programação Orientada a Objetos. É bem mais simples do que parece!
System.out.println("Digite o nome da rua"); //Aqui, estamos imprimindo no console a mensagem "Digite o nome da rua:"
String rua = scan.nextLine(); //Aqui, declaramos que uma nova variável do tipo String chamada rua vai receber o valor do scan.nextLine(). No final, explico o que é isso.
//Se o professor disser que não quer que o espaço seja contabilizado, adicione essa linha:
//rua = rua.replaceAll(" ", ""); (explicação abaixo)
System.out.println(rua.length()); //Aqui, exibimos no console o valor de rua.length(). O método length retorna o TAMANHO da String, ou seja, a quantidade de caracteres que tem nela.
}
}
Você pode ler isso:
rua = rua.replaceAll(" ", "")
assim:
rua = rua.substituaTodos(o que substituir, pelo que substituir);
No caso, você esta falando:
Substitua todos os " " por "’, e depois, salve na String rua.
Entendeu? Você está substituindo os espaços por nada. Ou seja, está retirando os espaços!
Fique tranquilo. Eu gosto de ajudar com essas questões e fico feliz por você querer aprender. Estudar, apesar de necessário, é dificil. Não tenha medo e não desista nunca!
[]'s
Sim. Conseguindo o número de letras, basta exibir as multiplicações provenientes dele. Aqui você vai usar um laço de repetição para automatizar essas operações.
É algo simples. Tente e vai dizendo suas dificuldades
Perfeito ! Explicando assim consegui entender agora !! Ficou bem claro pra mim!!