Algoritimo para sorteio de grupos para campeonato

Boa noite!

Estamos organizando um campeonato na comunidade e tivemos um problema que foi o sorteio das equipes grupos.

Queremos fazer de forma automatica, onde fariamos a lista com o total de times e o algOritimo dividiria e o total de times em chaves e alocaria aleatoriamente os times nas chaves.

Alguem pode me ajudar com esse algoritimo?

Qual esta sendo a dificuldade? O que vc ja implementou de codigo?

Bom dia!

A dificuldade esta sendo montar mesmo, tenho um algoritimo que serve para pontos corridos, mas nosso campeonato e por chaveamento de grupo.

Somos praticamente leigos, aprendemos a fazer site no curso que ganhamos na comunidade.

Caso alguem tenha a solução já em linguagem para site vou ser muito agradecido.

Vamos lá.
Primeiramente, para que você possa construir algo do gênero, você precisa ter algumas regras definidas.
Por exemplo: número de grupos, número de times por grupo, número máximo de times na competição, número de times inscritos.
Lógico que você pode optar por algumas delas, se tiver o número de times por grupo, pode ignorar o número de grupos ou vice-versa.

O Formato do seu campeonato seria um mata-mata, tipo copa do brasil, ou teria fase de grupos, e esses grupos classificam um n X de times, e depois isso vai gerando as chaves?

coloque as regras de seu campeonato, que fica mais facil de ajudar.

Pensas fazer em que linguagem de programação?

Caso seja orientado a objetos, fica mais fácil desenvolver seu algoritmo…

1. Não posso definir o numero de times e grupos, as vezes temos 16 e fazemos 4 grupos de 4. Outra vez ja tivemos 37

2. Seria por fase de grupos e classificaria x times.

3. Grupo x grupo. Classificam os 2 primeiros.

4. Linguagem? Nosso nivel e de curioso, sabemos nada ou quase nada, aceito ate excel se rodar dentro do site.

@GSTV, alguma coisa precisa ser definida. No exemplo que você citou, 16 times em 4 grupos com 4. Se você mantiver o número de grupos em 4, aí você vai pegar todos os times inscritos e dividir por 4 (que é o número máximo de grupos). A mesma lógica pode ser empregada para campeonatos com 4 times por grupo, pega o número total de times e divide por 4. Assim você terá quantos times estarão em cada grupo (se o total de grupos for 4) ou o total de grupos (se o número máximo de times num grupo for 4).