Algoritmo de análise de imagens em JAVA

Saudações!

Apenas a fins de estudo, gostaria criar um algoritmo em Java, do qual conseguisse diferenciar fotos de cachorros e de humanos.

Tenho conhecimento em Java, porém entendo pouco de inteligencia artificial.

Gostaria de dicas de por onde começar, o que estudar, o que pode ser usado para analisar as imagens e etc. Toda dica é bem vinda!

Também queria saber se alguém já fez isso, para que eu pudesse analisar e estudar também.

Grato!

Tu pode usar OpenCV para praticar ou um serviço pago com fins de estudo e conhecimento como o Rekognition da AWS (caso ainda não tenha conta tu pode criar uma e ganhar 1 ano com recursos free limitados).

Basta fazer uma pesquisa rápida no github que você vai encontrar muito conteúdo para analisar e estudar.

1 curtida

Vou dar uma olhada. Grato!

Olá @may.belucas, acho que o caminho é esse que o @Jonathan_Medeiros apontou. Outro serviço interessante é o Google Cloud Vision API, muito parecido com Rekognition. Você pode usá-lo para detectar objetos dentro da imagem ou classificar a imagem como um todo. Veja um exemplo:

Nesse site você pode testar a API e ainda dar uma olhada no JSON enviado como resposta:

Depois de fazer uma prova de conceito, você pode se aprofundar nesse problema de reconhecimento de imagens usando o OpenCV ou ainda construindo seu próprio modelo de machine learning.

1 curtida

Ok, obrigado!