Algoritmo

1 resposta
G

Meu professor de programação me disse que a unica forma de aprender e se tornar um grande programador é praticando, então resolvi fazer diversos tipos de exercicios de algoritmo no visualg, já que, é o programa que estamos apredendo. Resolvi varios exercicios ate ai blz, mas encontrei esta questão que esta me deixando louco, a questão é a seguinte:

Faça um algoritmo que leia a quantidade de dinheiro existente no caixa de uma empresa, a quantidade de produtos a ser comprada e o preço de cada unidade. Caso o valor total da compra seja superior a 80% do valor em caixa, a compra deve ser feita a prazo (3x), com juros de 10% sobre o valor total. Caso contrário, a compra deverá ser realizada a vista, onde a empresa receberá 5% de desconto. Apresentar a forma de pagamento e o valor a ser pago (total a vista ou total a prazo), dependendo da escolha realizada;

Tipo não consigo pensar em uma logica para resolver, como ainda sou novo na programação tenho algumas dificuldades, até pensei em pedir ajuda para o professor mas acho que consigo resolver sozinho. Se alguem puder me ajudar eu agradeço

1 Resposta

A

Concordo em parte.
Praticar e não compreender, não serve de muita coisa.
Em minha visão, compreender vem antes de praticar.
Por exemplo, crie uma aplicação que realize o mmc.
Se você não compreende o problema, você dificilmente vai conseguir resolver.

Para compreender o problema, o divida em partes, veja como elas interagem, analise os resultados esperados, etc.

Pensar antes, agir depois.

Faça um algoritmo que:

1 - leia a quantidade de dinheiro existente no caixa de uma empresa;

2 - a quantidade de produtos a ser comprada;

3 - e o preço de cada unidade;

4 - caso o valor total da compra seja superior a 80% do valor em caixa:

I) a compra deve ser feita a prazo (3x); <strong>e</strong>

II) com juros de 10% sobre o valor total.

5 - Caso contrário, a compra deverá ser realizada a vista, onde <strong>a empresa</strong> (na condição de cliente?) receberá 5% de desconto;

6 - Apresentar a forma de pagamento:

I) foi a prazo?

II) foi a vista?

7 - dependendo da escolha realizada, informar o valor a ser pago:

I) total a vista; ou

II) total a prazo.

Então, não é difícil,  é trabalhoso.

Divida grandes problemas em problemas pequenos, resolva um por vez, mas entenda o que cada operação deve fazer, como deve fazer e qual o resultado esperado em cada operação, etc.

Esta é uma estratégia, não significa não haja outras formas de fazer.

Criado 7 de agosto de 2017
Ultima resposta 7 de ago. de 2017
Respostas 1
Participantes 2