Alguém consegue fazer pra mim ajudar a ter uma base no que eu ja comecei a fazer

Nesta atividade reflexiva você deve desenvolver uma pequena aplicação com a
linguagem de programação Java SE para Desktop utilizando Swing que
atenda aos requisitos abaixo:

  1. Monte uma interface gráfica para que o usuário possa interagir com a
    aplicação (não deve ser usado drag-and-drop, mais conhecido como arrasta e
    solta. A interface gráfica deve ser criada utilizando os conteúdos apresentados
    na disciplina, assim como todos os outros requisitos);
  2. Utilize pelo menos um Gerenciador de Layout;
  3. Utilize pelo menos um Listener;
  4. O usuário deverá entrar com um conjunto de informações e ao efetuar alguma
    ação específica (exemplo: pressionar um botão), as informações deverão ser
    processadas e o resultado deste processamento deverá aparecer na interface
    gráfica do usuário;
  5. Ao final você deve escrever um pequeno texto explicando qual é o objetivo da
    aplicação que você desenvolveu, de forma a entendermos qual é o objetivo dela.
    Esta parte pode ser entregue em um arquivo .pdf, .docx ou .txt que deve ser
    inserido juntamente com o restante do projeto no arquivo final compactado (.zip
    ou .rar) que será entregue no ambiente da atividade reflexiva

Você não disse o que já aprendeu na disciplina.

Começa pelo passo 1. Você já pesquisou como fazer uma interface gráfica?

deve desenvolver uma pequena aplicação com a
linguagem de programação Java SE para Desktop utilizando Swing que
atenda aos requisitos abaixo:

  1. Monte uma interface gráfica para que o usuário possa interagir com a
    aplicação (não deve ser usado drag-and-drop, mais conhecido como arrasta e
    solta. A interface gráfica deve ser criada utilizando os conteúdos apresentados
    na disciplina, assim como todos os outros requisitos);
  2. Utilize pelo menos um Gerenciador de Layout;
  3. Utilize pelo menos um Listener;
  4. O usuário deverá entrar com um conjunto de informações e ao efetuar alguma
    ação específica (exemplo: pressionar um botão), as informações deverão ser
    processadas e o resultado deste processamento deverá aparecer na interface
    gráfica do usuário;
  5. Ao final você deve escrever um pequeno texto explicando qual é o objetivo da
    aplicação que você desenvolveu, de forma a entendermos qual é o objetivo dela.
    Esta parte pode ser entregue em um arquivo .pdf, .docx ou .txt que deve ser
    inserido juntamente com o restante do projeto no arquivo final compactado (.zip
    ou .rar)