Andoid Studio - Como fazer pro AVD parar de ficar tão lento assim?

Como fazer pro AVD parar de ficar tão lento assim? É mt lento, tô rodando no celular, mas gostaria de rodar no AVD msm. Alguém?

Qual config do seu hardware?

O emulador do Android é famosamente lento, mas você já tentou alguma otimização? Procurando no Google (por algo como “better AVD performance” ou “speed up android emulator”), você deve ter alguns tutoriais (exemplo) . Dentre as sugestões, você se deparará com coisas como:

• habilitar a aceleração por hardware na emulação;
  • usar VMs x86 em vez de ARM;

Outra opção é usar outros emuladores, como GenyMotion ou BlueStacks. Não sei como estão hoje em dia, mas da última vez que precisei foram bastante úteis, em especial o BlueStacks.

Obviamente, qualquer solução vai depender de quão bom é seu PC. Não dá pra fazer milagres.

Abraço.

1 curtida

A resposta vai depender de vários fatores (quantidade de RAM, CPU, SSD ou HDD(?), placa de vídeo, se recursos do Windows estão ativados sem necessidade…). Poderia enumerar os itens acima? Certamente, irá ficar mais fácil para poder te ajudar.

Pessoal, obg! Vou seguir as orientações, jaja volto com resultados!

1 curtida

Amigo, o BlueStacks roda numa camada no VBox, logo, o mesmo irá apresentar certa lentidão da mesma forma.

1 curtida

É. Eu usava o BlueStacks pra jogar, não sabia que ele podia ser usado pra compilação do android studio.

Olha aí, uma eternidado:

1 curtida

Quanto você tem de RAM? Tenta mudar o modo de energia do Windows para ‘Alto Desempenho’. Melhora muito a situação.

1 curtida

Travou tudo aki. Ele fica dando essa mensagem também:

image

Tenho 4GB de RAM. Coloquei no modo Alto Desempenho, mas continua travando, nem abre!

image

Onde encontro o resto das informações?

1 curtida

Cara, com essas specs fica realmente difícil você programar e emular apps Android no seu sistema.

Segue abaixo a imagem (do site oficial) com os requerimentos:

Estou nos mínimos, mas se eu for pro AVD fica impossível de fazer qq coisa, trava tudo, por isso que eu rodo direto do celular. Acabei de reiniciar o pc, ficou intransitável aki.

1 curtida

Com essa sua CPU e quantidade de RAM fica praticamente impossível emular corretamente o Android e compilar os apps. Infelizmente, amigo.

Tenho um Core i5 8ª geração + 16GB de RAM + SSD 240GB + Linux e tudo roda perfeitamente.

Tô entrando em contato com o suporte do meu pc pra ver oq/como faço pra aumentar a RAM, o custo, essas coisas. Daí fiquei pensando, será que é por isso que não tava conseguindo rodar o meu projeto? Mesmo rodando direto no celular? :roll_eyes:

Preciso implementar em meu app as duas câmeras abrindo ao mesmo tempo, mas não conseguia de jeito nenhum, só abria uma. Vc acha que pode ser alguma coisa disso ou é questão de o aparelho só abrir uma câmera por vez?

1 curtida

4GB de armazenamento disponível é sacanagem kkkkkk, vc instala o Android Studio, cria 2 projetos e acabou o pc

Em relação à lentidão, com certeza, seu computador não atende as specs necessárias para rodar o Android Studio de forma satisfatória. Agora, em relação à segunda pergunta, certamente, você precisar estudar as APIs do Android para conseguir realizar tal ação.

RAM!

Poxa, eu perguntei aki em outro tópico, mas não responderam, onde eu vejo a API do android?

Eu estava me referindo as especificações que a galera do Android Studio recomenda

image

Abre sua lista de Devices e olha a API

Então, orochimaru, como disse, eu rodo direto do celular pq o AVD é impossível, trava mt e fica por toooooda a eternidade. Mas intalei um, segue informações:

A API do Device é 30. E a versão do Android do meu celular é 9.

Android 11 é a api 30. tenta usar uma API mais baixa, tipo a 21, usa menos recurso