achei interessante esta matéria, e gostaria de saber a opinião de vocês quanto a utilizar outras plataformas/linguagens para desenvolvimento no android.
A matéria fala sobre um projeto chamado XobotOS que permite desenvolver aplicativos p/ android com a linguagem C#.
Pelo que entendi, a idéia é usar o mono ao invés da dalvik.
achei interessante esta matéria, e gostaria de saber a opinião de vocês quanto a utilizar outras plataformas/linguagens para desenvolvimento no android.
A matéria fala sobre um projeto chamado XobotOS que permite desenvolver aplicativos p/ android com a linguagem C#.
Obs.: gostaria apenas de saber a opinião e ver o que acham do futuro do android (sem discussão xiita )
[/quote]
Se for rodar no android vai usar a dalvik. A linguagem não tem nada a ver com a plataforma. Por exemplo mono for android, da empresa xamarim usa um compilador que transforma o bytecode do mono para o da dalvik. Até o necessitas(qt) que usa c++ é iniciado pela dalvik, e posteriormente roda nativo.
Obs.: gostaria apenas de saber a opinião e ver o que acham do futuro do android (sem discussão xiita )
[/quote]
Se for rodar no android vai usar a dalvik. A linguagem não tem nada a ver com a plataforma. Por exemplo mono for android, da empresa xamarim usa um compilador que transforma o bytecode do mono para o da dalvik. Até o necessitas(qt) que usa c++ é iniciado pela dalvik, e posteriormente roda nativo. [/quote]
direto ao assunto! Exatamente isso, vai rodar na dalvik. O que acontece é uma pequena rebelião dos xiitas fanboys de uma linguagem mais nova. Só isso.
Se é android roda na dalvik, ponto final.
Hoje tem gente usando N linguagens para desenvolver para android, a priori, qualquer linguagem que roda na JVM(JRuby, Jython, Clojure, Scala, etc) é ± facil programar para android com ela, agora C# realmente é um caso a parte.
[quote=fredferrao]Hoje tem gente usando N linguagens para desenvolver para android, a priori, qualquer linguagem que roda na JVM(JRuby, Jython, Clojure, Scala, etc) é ± facil programar para android com ela, agora C# realmente é um caso a parte.
[/quote]
No caso se for seguir a idéia do android sdk precisa-se criar um conversor de bytecode. Mono for android faz isso(não existe uma mono vm instalada). Com um compilador c++ e um linker de bytecode dá pra fazer um programa no mesmo e rodar na dalvik também.
[quote=juliocbq][quote=fredferrao]Hoje tem gente usando N linguagens para desenvolver para android, a priori, qualquer linguagem que roda na JVM(JRuby, Jython, Clojure, Scala, etc) é ± facil programar para android com ela, agora C# realmente é um caso a parte.
[/quote]
No caso se for seguir a idéia do android sdk precisa-se criar um conversor de bytecode. Mono for android faz isso(não existe uma mono vm instalada). Com um compilador c++ e um linker de bytecode dá pra fazer um programa no mesmo e rodar na dalvik também.[/quote]
[quote=matheuslmota][quote=juliocbq][quote=fredferrao]Hoje tem gente usando N linguagens para desenvolver para android, a priori, qualquer linguagem que roda na JVM(JRuby, Jython, Clojure, Scala, etc) é ± facil programar para android com ela, agora C# realmente é um caso a parte.
[/quote]
No caso se for seguir a idéia do android sdk precisa-se criar um conversor de bytecode. Mono for android faz isso(não existe uma mono vm instalada). Com um compilador c++ e um linker de bytecode dá pra fazer um programa no mesmo e rodar na dalvik também.[/quote]
No fim toda a farinha acaba sendo do mesmo saco. Olha só o browser “Google Chrome”. Ele praticamente virou uma plataforma de desenvolvimento de software. A máquina v8 transforma javascript em assembly.
Fiquei de cara quando um colega de trabalho me mostrou uma ferramenta de edição de imagem. Rodava tão rápido quanto meus algoritmos escritos em c++. (No final o que importa é instrução de processador enxuta)
[quote=juliocbq]
No fim toda a farinha acaba sendo do mesmo saco. Olha só o browser “Google Chrome”. Ele praticamente virou uma plataforma de desenvolvimento de software. A máquina v8 transforma javascript em assembly.
Fiquei de cara quando um colega de trabalho me mostrou uma ferramenta de edição de imagem. Rodava tão rápido quanto meus algoritmos escritos em c++. (No final o que importa é instrução de processador enxuta)[/quote]
Esse V8 é fantástico mesmo. Eu já achava sensacional o modo como o Facebook é desenvolvido (eles usam uma ferramenta chamada Hip-Hop, um utilitário open source desenvolvido pelo pessoal do Facebook que converte código PHP para C++).
Uai, o cara nao pode usar sua linguagem preferida para programar para android? O cara trabalha com C#, Groovy, Ruby, Scala, etc, acha sua linguagem interessante e produtiva pra ele, porque nao usa-la para android tambem se é possivel?
[/quote]
Se for rodar no android vai usar a dalvik. A linguagem não tem nada a ver com a plataforma. Por exemplo mono for android, da empresa xamarim usa um compilador que transforma o bytecode do mono para o da dalvik. Até o necessitas(qt) que usa c++ é iniciado pela dalvik, e posteriormente roda nativo. [/quote]
direto ao assunto! Exatamente isso, vai rodar na dalvik. O que acontece é uma pequena rebelião dos xiitas fanboys de uma linguagem mais nova. Só isso.
Se é android roda na dalvik, ponto final.[/quote]
Na verdade também é possivel rodar código nativo no Android também. Tanto, que é possivel programar usando C/C++ ou Go Lang e compilar para codigo nativo ARM.
[/quote]
Se é android roda na dalvik, ponto final.[/quote]
Na verdade também é possivel rodar código nativo no Android também. Tanto, que é possivel programar usando C/C++ ou Go Lang e compilar para codigo nativo ARM.[/quote]
Claro que é. O ndk é um toolchain do gcc para arms. Mas é muito mais simples desenvolver um conversor de bytecodes(que o compilador de c# já gera) para dalvik que um compilador e um linker para assembly diretamente.
[/quote]
Posso estar enganado mas pelo o que eu entendi o projeto não usa a Dalvik e sim sua propria VM, ou seja OS diferente e VM diferente.
ja respondi, os xiitas querem que o C# seja para tudo.
sem começar war… fui almoçar com uns amigos que trabalham com .net, disseram até que delphi é melhor que java ¬¬.
fiquei constrangido, nem me dei o luxo de responder rs
[/quote]
Posso estar enganado mas pelo o que eu entendi o projeto não usa a Dalvik e sim sua propria VM, ou seja OS diferente e VM diferente.
[/quote]
o android roda sob uma vm (posso estar errado) ai vão fazer uma outra vm rodar dentro desta vm para executar seus aplicativos? kkkkkkkkkkkkkkkkk digam que estou errado por favor! por que essa galera não vai programar para Windows Phone hein?
Uai, o cara nao pode usar sua linguagem preferida para programar para android? O cara trabalha com C#, Groovy, Ruby, Scala, etc, acha sua linguagem interessante e produtiva pra ele, porque nao usa-la para android tambem se é possivel?[/quote]
Porque apesar de possível, não é viável fazer um app funcional usando essas linguagens.
Uai, o cara nao pode usar sua linguagem preferida para programar para android? O cara trabalha com C#, Groovy, Ruby, Scala, etc, acha sua linguagem interessante e produtiva pra ele, porque nao usa-la para android tambem se é possivel?[/quote]
Porque apesar de possível, não é viável fazer um app funcional usando essas linguagens.
Resumindo: é pra quem não tem o que fazer mesmo.[/quote]
É possível criar qualquer aplicação em qualquer linguagem, e é completamente viável usar qualquer das citadas acima para desenvolver para o android. Basta que se tenha ferramentas para gerar o código específico do processador ou da máquina virtual.
Resumindo: é pra quem não tem o que fazer mesmo.[/quote]
Se é viavel ou não, acho que depende de muitos fatores, empresas, pessoas e etc. Mas para um desenvolvedor que trabalha só, em projetos pessoais pode ser viavel sim. E tem gente usando e me parece que levam a sério, aqui um exemplo em scala: http://blog.andresteingress.com/2011/09/20/programming-android-with-scala/
Portar o android para c#(dot net)?
O android é uma plataforma(dalvik máquina virtual), Uma máquina virtual só pode ser escrita em linguagens de sistema. É o velho problema do ovo e da galinha.
Como se porta uma plataforma para uma “linguagem”?
O que dá a entender é que deram suporte para c# à dalvik.