Antivírus Linux

Pessoal gostaria da opinião de vocês, qual melhor antivírus para Linux desktop paga e grátis. Existe alguma solução para atender essa plataforma tão amada por nós desenvolvemos.

Obs: Sei que Linux e mais seguro que Windows porém gostaria de uma proteção a mais já que meu notebook tem muita informação pessoal.

Bom senso é o melhor antivírus que tem.

Manter o SO atualizado e não cair em íscas é o melhor antivirus. Uso Windows 10 e não tenho problemas, mas deixo ligado pelo menos as ferramentas nativas de segurança.

Além das boas dicas anteriores, criptografar os arquivos e dados importantes pode ser algo a se considerar.

2 curtidas

Em relação a seus arquivos importantes, independente de qual SO, sempre deixar sincronizado na nuvem. É mais provável perder informação por outros motivos, vírus é apenas um deles. Você tem que considerar seu equipamento físico como algo que pode ser descartado a qualquer momento.

1 curtida

A grande vantagem do linux é que você obtem quase todos os programas free diretamente do desenvolvedor, isso deixa tudo bem mais seguro. Agora existem as portas e a possibilidade de invasão. Anti virus pra isso é meio que ilusório. Depois que entrou já entrou e a vacina vem sempre com atraso. Convem se possivel guardar seus dados como root e mudar o nome do “passwd” para evitar o futuro provável invasor de alterar a senha do root e ter todo o acesso.(não que não tenha outras formas)
Claro, não existem soluções 100% seguras em informatica até então. Talvez com a segurança quânticas será algo realmente seguro. Mas além de tudo criptografar e’ sempre mais uma segurança para coisas importantes.(Não que não dê para descriptografar, mas sempre dá mais trabalho, o ladrão vendo 2 carros iguais deverá preferir aquele que esteja mais fácil )
-> Linux i love you.