O projeto Apache Harmony lançou seu primeiro build estável, 5.0 M1. Segundo os desenvolvedores, o Apache Harmony 5.0 M1 “representa nosso melhor build até o momento, e nós encorajamos os usuários para que façam o download e testem o runtime ou o kit de desenvolvimento, e relatem suas experiências na lista do Harmony”.
Algum comparativo sobre performance ?
Ter tem…
http://harmony.apache.org/performance.html
Se serve pra algo é outra estoria… pois é comparativo dele contra ele mesmo.
VELO
Estou realizando alguns testes…
Notei duas coisas:
-
Startup EXTREMAMENTE pesado… se comparado a HotSpot… é realmente LENTO
-
costuma estar sempre com 40% + de consumo de memoria que a HotSpot…
Nada definitivo… mas já nao to gostando desse m1 ehehhehe
Posso pedi uma coisa?
Se fizerem teste, coloque os testes , os hardwares, os SO , etc…
Pois nao vamos convencer ngm assim, e na verdade acho melhor ngm perder tempo nem baixando. Posso esta sendo ridiculo, mas prefiro sem pensar 2x sempre a JVM da Sun!
Que bobagem isso depois que a Sun liberou geral, é difícil mas tem que se pegar esse trabalho todo e jogá-lo no lixo. Ponto final.
[quote=afsrj]Posso pedi uma coisa?
Se fizerem teste, coloque os testes , os hardwares, os SO , etc…
Pois nao vamos convencer ngm assim, e na verdade acho melhor ngm perder tempo nem baixando. Posso esta sendo ridiculo, mas prefiro sem pensar 2x sempre a JVM da Sun![/quote]
mas q exagero hein ?
meu teste eh caseiro… e brinquei um pouco…
Hardware: P IV 3.0 HT com 1 GB de ram
JDK 1.6.0_01
Apache Harmmony 5 M1
algoritimo ? Fibonnaci … nao fiz testes mais fortes…
Para fins de esclarecimento.
Apache Harmony = Open Source Java SE
Boa noticia… Acredito que esse projeto vem a colaborar com a evolução do JAVA.
Vamos aguardar e ver no que vai dar :roll:
Vai contribuir maravilhosamente, vai.
Vai contribuir com a duplicação de código.
Vai contribuir com a perda de desenvolvedores que vão estar perdendo tempo no harmony ao invés de ajudarem a sun.
Sei lá, desde o início do projeto tava parecendo que isso era mais uma questão de honra da apache do que outra coisa.
Talvez algumas idéias possam ser compartilhadas, mas acredito que muitos desenvolvedores vão perder a motivação, já que a Sun está liberando sua versão opensource
[quote=danieldestro]Para fins de esclarecimento.
Apache Harmony = Open Source Java SE[/quote]
Para aclarar mais as coisas:
Existe uma diferença, senão puramente técnica, certamente jurídica (e política) hoje entre as duas JVM abertas. As licenças.
Open JDK: GPLv2 (c/ “Classpath-Exception”): Essa é a licença que obriga todo e qualquer trabalho derivado a ser distribuído também sob a GPL. Rigorosamente. Para não impedir que aplicações que rodam sobre ele também precisem ser GPL, a “Classpath-Exception” (um dispositivo legal criado para o projeto GNU-Classpath) esclarece que aplicações que apenas rodam sobre o produto estão isentas dessa obrigação.
Apache Harmony: ASL (licença Apache): É uma licença aberta, que não possui as obrigações da GPL. Isso significa que trabalhos derivados não precisam ser distribuídos com a mesma licença. Isso significa, por exemplo, que a IBM pode aproveitar as doações de código feitas para o projeto em sua própria VM proprietária, a exemplo do que ela faz com a dupla Eclipse/WSAD.
Os objetivos de ambas as implementações, para as empresas responsáveis, é diferente.
A Sun deseja aumentar a adoção da plataforma (volume, como diz seu CEO) em benefício próprio (afinal eles são o maior player nesse mercado).
A IBM deseja um laboratório aberto para desenvolver e testar a tecnologia utilizada nas soluções que vende.
Nada contra nenhum dos dois interesses. A competição é benéfica.
Que vença a melhor implementação (melhor performance, menor footprint, maior estabilidade, etc).
Boto uma fé na Apache…
A competição é muito benéfica mesmo, a concorrencia melhora a tecnologia, veja o caso AMD vs Intel.
Mas no momento fico com a jvm Sun
É sempre bom existirem opções.
O Harmony é um projeto simbólico, para não deixar a Sun ser a única empresa, de peso, disponibilizando uma VM free.