Aplicação de WorkFlow

alguém já fez, ou conhece alguma ferramenta para criação de aplicações com WorkFlow?
alguém sabe como usar o OSWerkFlow do mesmo grupo que criou o WebWork?
ou por acaso alguem conhece um mais simples e com exemplos?

Oi gilliard, eu conheço o OSWorkflow e já trabalhei com ele.
Eu até criei um manualizinho para utilizar o OSWorkflow porém esqueci de fazer o backup dele e perdi qnd queimou minha máquina, mas te digo que é fácil de usar, a configuração q tem q ler pra vc entender blz,mas baixa o exemplo q eles dão lá q vai te facilitar e vc vai entender direitinho como funciona.
QQ dúvida fala q tento responder.
Ateh mais

oi drikinha77, eu já fiz o download e já li o tutoria que tem na página dele, mas nao consegui fazer nem um “HelloWorld” pra ver como funciona de verdade…
essa aplicação de exemplo que vc ta falando eu encontro onde? e como eu faço pra testar ela?

essa aplicação exemplo que te falei vem junto com o arquivo zip q vc deu download, osworkflow-2.7.0-exemplo.war. veja os arquivos de configuração que ele usa e se encontram dentro da pasta classe do web-inf.
Dentro da sua pasta classe vc vai precisar dos arquivos:application.xml, example.xml, osuser.xml, osworkflow.xml, propertyset.xml e workflows.xml
Para testar ela é so vc criar um projeto web e colocar os arquivos dela lá. para vc ver como ela funciona, coloca no deploy do seu servidor de aplicacao e faça testes.
Uma coisa, essa aplicacao exemplo funciona para gravar os dados do workflow na memória, para vc gravar no banco de dados vc tem que ler
o manual na parte de persistência.
http://wiki.opensymphony.com/display/WF/1.4+Persistence+Options

olha, eu to executando a aplicação de teste mas nao consigo sair da primeira atividade (Step).
utilizando o designer que vem quando a gente faz download da ferramenta, eu fiz um fluxo bem básico com a atividade inicial que ele cria automático, e mais tres atividades. a “Primeira Atividade” manda pra “Segunda Atividade” e esta ultima manda pra “Terceira Atividade”.
eu simplesmente estou usando esse fluxo dentro da mesma aplicação de exemplo que vem…
o problema é o seguinte… quando eu crio um novo fluxo aparece a “Primeira Atividade”. quando eu clico nela, ela é finalizada e a segunda atividade aparece como “Queued” e nao aparece o link pra eu interagir com essa “Segunda Atividade”.
ah… esse mesmo problema acontecia com o fluxo que vem na aplicação de exemplo.
como você (drikinha77 ) me disse que já usou o OSWorkFlow e que por essa aplicação exemplo fica fácil, então me ajuda… :shock:
to esperando o help…
valeu

só pra ficar mais claro, o meu fluxo é esse…

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
&lt;!DOCTYPE workflow PUBLIC "-//OpenSymphony Group//DTD OSWorkflow 2.7//EN" "http://www.opensymphony.com/osworkflow/workflow_2_7.dtd"&gt;
&lt;workflow&gt;
  &lt;meta name="created"&gt;Sat Apr 16 16:22:46 BRT 2005&lt;/meta&gt;
  &lt;meta name="lastModified"&gt;Sat Apr 16 16:33:58 BRT 2005&lt;/meta&gt;
  &lt;meta name="generator"&gt;OSWOrkflow Designer&lt;/meta&gt;
  &lt;initial-actions&gt;
    &lt;action id="0" name="Start Workflow"&gt;
      &lt;results&gt;
        &lt;unconditional-result id="3" old-status="Finished" status="Queued" step="1"/&gt;
      &lt;/results&gt;
    &lt;/action&gt;
  &lt;/initial-actions&gt;
  &lt;steps&gt;
    &lt;step id="1" name="Primeira Atividade"&gt;
      &lt;actions&gt;
        &lt;action id="3" name="Primeira Atividade" view="Primeira Atividade"&gt;
          &lt;results&gt;
            &lt;unconditional-result id="4" old-status="Finished" status="Queued" step="2"/&gt;
          &lt;/results&gt;
        &lt;/action&gt;
      &lt;/actions&gt;
    &lt;/step&gt;
    &lt;step id="2" name="Segunda Atividade"&gt;
      &lt;actions&gt;
        &lt;action id="5" name="Segunda Atividade" view="Segunda Atividade"&gt;
          &lt;results&gt;
            &lt;unconditional-result id="6" old-status="Finished" status="Queued" step="4"/&gt;
          &lt;/results&gt;
        &lt;/action&gt;
      &lt;/actions&gt;
    &lt;/step&gt;
    &lt;step id="4" name="Terceira Atividade"&gt;
    &lt;/step&gt;
  &lt;/steps&gt;
&lt;/workflow&gt;

a aplicação eu nao to mandando o código porque é aquela que vem no exemplo…
precisando do código da JSP me fala que eu mando rapidão.
valeu

Gilliard, pelo que eu vi não tem problema algum no seu fluxo, só sugiro que o start já seja a primeira atividade foi o que eu fiz com os meus fluxos. Quanto ao vc não estar vendo a atividade vc já verificou se a tua atividade já está cadastrada e quais usuários podem executar essa atividade? pode ser questão de controle de acesso, dá uma olhada.
Me mostra tbm como vc tá fazendo no jsp.

abraço,
Adriana