bom dia.
Desenvolvi uma aplicação bem simples em java. E um sistema de gestão de O.S. Gostaria de fazer com que outras maquinas locais se conectasse a ele para que outros usuarios possam trabalhar com ele. Visto que ele sera local, gostaria de saber como fazer para disponibilizar a aplicaçao na rede da empresa. Sei que é possivel, mas nao sei como fazer.
Alguem tem algum tutorial?
Sua aplicação faz uso de algum banco de dados embarcado (ex.: sqlite, hsqldb, etc) ou um banco tradicional centralizado (ex.: mysql, postgresql, etc)?
Caso seja um banco centralizado, vc deve configurar sua aplicação com o IP do servidor onde está o banco de dados, e apenas disponibilizar o JAR nas maquinas que consigam enxergar o servidor onde está o BD.
Porém, essa é uma abordagem não recomendada por questões de boa prática. Normalmente, haveria um sistema servindo como backend e fazendo o acesso direto ao banco, enquanto a aplicação desktop (que é onde ficará as telas) acessaria essa aplicação backend para realizar as ações. Mas isso tb depende do sistema e da importância dele.
Sim…faz uso do MySQL Workbench.
bom…então eu so tenho que instalar o jar nas outras maquinas e condigurar pros outros PCs acharem a maquina principal com o banco na rede? Assim a aplicação jar vai conseguir mandar as informaçoes pro banco mesmo nao tendo o bando na maquina?
Só para esclarecer: O workbench é o cliente do servidor mysql. A sua aplicação usa o mysql e não o mysql workbench.
Vc só tem que configurar a aplicação para criar a conexão com o banco usando o IP do servidor onde o banco de dados está rodando. A questão é que a máquina onde a aplicação desktop for executar precisa “enxergar” a maquina onde o banco está rodando, senão acontecerá erro ao tentar criar a conexão.