Aplicação mobile

16 respostas
java
R

Olá pessoal,

Gostaria de uma opinião de vocês. Sou desenvolvedor Delphi há 15 anos e um dos meus sistemas tem como objetivo controlar uma rotina de pagamento por impressão biométrica. Nesse software uso uma SDK da Griaule biometrics.

Um cliente me contatou perguntando se seria possível desenvolver uma aplicação para apontamento de horas, que rodasse pelo celular. O funcionário colocaria dia digital no celular para início de jornada e fazia o mesmo para fim de jornada.

Eu nunca fiz nada para rodar em celular por isso aqui estou pedindo uma orientação. Gostaria de saber se é possível e qual norte devo seguir.

Grato.

16 Respostas

FearX

Possível sempre é. O problema pode se dar com fraudes e tudo mais. É complexo e depende muito das regras de negócio do seu software, mas em linhas gerais é possível desenvolver, sim.

R

Obrigado pela atenção amigo.

Qual seria o norte a seguir (tecnologia, etc.)?

FearX

Pesquisar primeiro algo que atenda a sua regra de negócio. Exemplos de coisas parecidas com isso, levantamento de requisitos… toda a parte da engenharia de software.

A primeira coisa que eu faria após levantar os requisitos e ter uma ideia do que quero e de como vou alcançar isso, seria preparar a infraestrutura da aplicação e modelar o banco de dados. Aí entra mais um monte de questões: Vai hospedar onde? Quanto isso vai custar mensalmente/anualmente? Compensa? Vai usar que banco? SQL ou noSQL?

Depois, começaria o desenvolvimento.

Para o desenvolvimento em si, eu procuraria algo que seria compatível com ambos os sistemas operacionais (iOS e Android). Não dá pra desenvolver apenas para um lado. Aí, fica a critério do desenvolvedor. Pensando que você tá no Delphi a tanto tempo, vai ter que se acostumar com JavaScript, por exemplo. Aí tem React, Ionic… você só vai decidir vendo o que é melhor para você e pesquisando, efetivamente

R