Aplicação mobile

16 respostas
java
R

Olá pessoal,

Gostaria de uma opinião de vocês. Sou desenvolvedor Delphi há 15 anos e um dos meus sistemas tem como objetivo controlar uma rotina de pagamento por impressão biométrica. Nesse software uso uma SDK da Griaule biometrics.

Um cliente me contatou perguntando se seria possível desenvolver uma aplicação para apontamento de horas, que rodasse pelo celular. O funcionário colocaria dia digital no celular para início de jornada e fazia o mesmo para fim de jornada.

Eu nunca fiz nada para rodar em celular por isso aqui estou pedindo uma orientação. Gostaria de saber se é possível e qual norte devo seguir.

Grato.

16 Respostas

FearX

Possível sempre é. O problema pode se dar com fraudes e tudo mais. É complexo e depende muito das regras de negócio do seu software, mas em linhas gerais é possível desenvolver, sim.

R

Obrigado pela atenção amigo.

Qual seria o norte a seguir (tecnologia, etc.)?

FearX

Pesquisar primeiro algo que atenda a sua regra de negócio. Exemplos de coisas parecidas com isso, levantamento de requisitos… toda a parte da engenharia de software.

A primeira coisa que eu faria após levantar os requisitos e ter uma ideia do que quero e de como vou alcançar isso, seria preparar a infraestrutura da aplicação e modelar o banco de dados. Aí entra mais um monte de questões: Vai hospedar onde? Quanto isso vai custar mensalmente/anualmente? Compensa? Vai usar que banco? SQL ou noSQL?

Depois, começaria o desenvolvimento.

Para o desenvolvimento em si, eu procuraria algo que seria compatível com ambos os sistemas operacionais (iOS e Android). Não dá pra desenvolver apenas para um lado. Aí, fica a critério do desenvolvedor. Pensando que você tá no Delphi a tanto tempo, vai ter que se acostumar com JavaScript, por exemplo. Aí tem React, Ionic… você só vai decidir vendo o que é melhor para você e pesquisando, efetivamente

R

A regra de negócio em si com já conheço, sei onde quero chegar, minha maior dúvida seria a linguagem ideal para seguir com esse projeto.

Pensei em Java, Python talvez.

FearX

É que isso é muito relativo, entende? Eu, pessoalmente, nunca vi ninguém usar Python para desenvolvimento mobile.

Por que usar Java? Desenvolvimento Java mobile é conhecido como Desenvolvimento Android. E o iOS? Como você fará?

R

Na sua opinião JavaScript com React ou Ionic?

FearX

Na minha opinião… depende! rs

React tem seus pontos negativos e seus pontos positivos. É assim também com o Ionic! Não adianta eu dizer para você use isso ou use aquilo. Cada caso é um caso e é sua responsabilidade decidir qual a melhor tecnologia para empregar nesse caso.

R

Compreendo.

rodriguesabner

A ideia é boa, mas se na empresa tiver um grande número de funcionários, pode ser que nao funcione. Os celulares aceitam determinadas quantidades de digitais. No máximo 10…

R

Sim, é uma empresa grande, com 2.500 funcionários.

No sistema atual, guardo as digitais do funcionários (3 digitais para cada) no banco de dados, associado ao código do funcionário.

No processo de autenticação é informado o código do funcionário e faço uma busca no banco pelo código, trazendo as 3 digitais e comparando com a digital inserida no leitor biométrico.

j-menezes

Se encontrar um celular que seja possivel incluir uma grande quantidade de digitais beleza, caso contrario esqueça e parta para a solução de sempre, um leitor biometrico ligado a um computador.

R

Pensei que talvez fosse possível lê a digital pelo celular e fazer uma busca no banco de dados de digitais, tal como é feito na aplicação desktop.

rodriguesabner

Só fiquei curioso sobre o porquê de ser celular, tem tantos leitores bons por aí. Tem alguma razão em específico ou é só estética mesmo?

R

Sim amigo, esse processo é para atender uma empresa de transporte de passageiro. Os fiscais ficam nos terminais e cobradores e motoristas fazem o apontamento de jornada (início e término) através de fichas em papel, geralmente o fiscal é quem aponta esses horários.

rodriguesabner

Nossa, muito boa a ideia mesmo, parabéns!! Como todos teriam que ir lá no local do fiscal, creio que o leitor biométrico já serviria. Ou um reconhecimento facial, ou um leitor de QR Code (pode ser feito com camera também), há varias possibilidaddes

R

Pois é, estou procurando uma saída. São mais de 5 mil fichas para digitação diariamente, várias pessoas para digitar sem falar na segurança, com autenticação biométrica o processo fica bem mais seguro.

Criado 5 de novembro de 2019
Ultima resposta 11 de nov. de 2019
Respostas 16
Participantes 4