Aplicacoes Desktop de BD

Pessoal,

Como voces implementam projetos de aplicativos de BD para Desktop?
Usam frameworks de persistencia, tipo hibernate?
Usam Servidores de Aplicacoes? EJBs com persistencia automatica???
Colocam alguma lógica no BD via Stored Procedures / Triggers?

Abraçao a todos GUJeiros !!!

eu desenvolvo muito pouco para Desktop, mas o pouco que eu faço, eu sempre tento usar camada de persistência, no caso o hibernate mesmo

completando, mais para frente, eu pretendo usar camada de prevalência com o prevayler, tanto para Desktop como Web

Tento seguir(ao máximo) o MVC…uso DAO e Beans para as regras de negócio e controle,tento deixar o código mais clean possível,p/quem for ler minha aplicação,entenda sem esforço…ah,faça um Javadoc tb… :wink:

Será que alguém poderia detalhar melhor a utiliza de MVC no desenvolvimento de aplicações para desktop?

Pergunto isso pois estava estudando os tipos de camadas de persistência bem como os tipos de frameworks mais utilizados no desenvolvimento de aplicações web e deparei com a incognita de desenvolvimento (utilizando padrões: MVC,…) pra desktop. Estou um pouco perdido, assim, se alguém puder fornecer uma descrição (receita de bolo!! hehe) ficarei muito feliz!!! :smiley:

Acredito que não exista uma “receita de bolo” pro desenvolvimento de aplicações. Cada projeto tem uma necessidade específica, que pode precisar de uma arquitetura diferente, etc…

O que você precisa fazer é separar as responsabilidades na sua aplicação, ou seja, NÃO misturar lógica de negócios com código de GUI (no caso de aplicações desktop), etc…

Pra facilitar, estude (pelo menos um pouco) os Design Patterns. Eles deixam suas idéias mais claras, e fica mais simples “enxergar” a aplicação dividida em camadas. :wink:

[]'s

Eu queria algo que trabalhasse como Struts, com ele vc vê onde realmente entra cada camada. E, para trabalhar com ele é “meio receita de bolo”.

Acredito, também, que não há “receitas de bolo” pro desenvolvimento de aplicações… heheh :smiley:

Gostaria de saber se não há nenhum framework tipo o Struts pra desenvolvimento de aplicações desktop?

Obrigaaadoooooo!

XWork te faria isso
Vc escreveria actions da mesma forma que se fosse para web (com webwork ai).
Infelizmente ate onde eu sei não existe um controller pra nenhum toolkit gui pro xwork.

Humm … vc pode usar o Xwork que implementa o Command Pattern e assim delegar pra ele a chamada e controle dos seus objetos de negócio (baseado num arquivo de configuração)

Na view você ainda teria que implementar a montagem do mapa de parâmetros, mas isso seria meramente um Map com tudo que tá na tela :o

Fica muito bem separado …

ainda é necessário tb vc escrever um result pra ele criar que seu programa possa utilizar, mas ainda eh mais fácil do que escrever um framework.

Vou dar uma olhada no XWork!!!

Ah, alguém tem um exemplo de aplicação? :wink:

Obrigado pelas indicações.