Aplicativo para enviar mensagens. É possível?

Olá, pessoal! Depois de um longo período trabalhando com ensino em outra área, volto e estudar Java, agora com maior rigor.
Estou precisando desenvolver um programa que envie mensagens via SMS, e-mail e Whatapp para os funcionários de uma empresa. O programa funcionaria da seguinte forma: Haveria um cadastro de pessoas. Um usuário do sistema digitaria uma mensagem e o programa enviaria tal mensagem por SMS e WhatsApp para o celular dos cadastrados e também por e-mail para os mesmos. Não precisa enviar para todas essa mídias, mas se enviar para uma ou duas já seria muito bom.
Mas não sei se é possível fazer isso em Java. Então gostaria apenas de saber se é possível fazer esse programa em Java, e se a resposta for positiva, gostaria de saber qual ou quais APIs devo utilizar.
Agradecido desde já pela ajuda.

Vamos la

SMS vc tem algumas formas, quase todas pagas.

vc precisa de um SMS broker que vai te cobrar por mil mensagens. por exemplo este:

http://www.bulksms.com/products/sms-api.htm

vc pode fazer uma gambiarra, é claro, da segunte forma

1- vc pode criar uma APP Android que vai ler uma API REST com as ultimas mensagens e usar o SMS do celular em questão para enviar.

2- vc pode plugar um modem 3g/ gprs no computador e conectar via uma interface serial no modem e mandar os comandos AT. o povo do arduino tem uma placa tipo SIM 800L e usam bibliotecas que criam uma abstração afim de evitar digitar muita coisa.

3- existem as chipeiras mas não sei se vc pode usar do ponto de vista legal no BR.

Whatsapp: não sei. não faço ideia. talvez se vc usar o selenium sobre a versão desktop ( roda num browser, né?)

Opa, valeu pela resposta!
Mas parece-me um tanto difícil essa solução. Terei que estudar bastante coisas, como desenvolvimento android, por exemplo.
Utilizando um site fica mais fácil, pois o CMS Joomla! possui algumas extensões para enviar tais mensagens, mas independentes uma da outra, ou seja, a mensagem precisa ser copiada e colada para todas as mídias.
De qualquer forma fico muito agradecido pela ajuda, Obrigado mesmo!