Apple anuncia Kit de desenvolvimento para Iphone

Bom, para aqueles que reclamavam que a apple tinha sua plataforma fechada e não iria abrir ao mercado, aí a notícia que deve impulsionar o desenvolvimento de aplicações móveis para a plataforma que promete ser uma das maiores em termos de market share do mercado.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/10/17/idgnoticia.2007-10-17.8221396757/

Não dava pra manter fechada por tanto tempo. Além de muitas pessoas não estarem satisfeitas com o contrato da AT&T, manter a plataforma fechada para produtos de terceiros por muito tempo iria detonar as vendas do iPhone. Isso daria tempo suficiente para as concorrentes melhorarem os produtos ou até mesmo lançar novos (Celular do Google por exemplo).

http://www.google.com/press/pressrel/samsungandgoogle.html

Tudo bem que o Google atira para todos os lados mas eu acredito que se esse projeto sair vai ser um bom concorrente com o IPhone. Provavelmente vai integrar serviços como google maps, docs, calendar etc.

Um abraço!

Boa notícia.

A Apple , ignorar o Java no Iphone, e’ sim um absurdo, na minha opiniao a Apple,
esta na contra-mao, pois java e’ seguro e ja’ popular.

Pode ate abrir a tecnologia, mais ter que estudar um novo SDK, e’ de matar.

[quote=j-menezes]A Apple , ignorar o Java no Iphone, e’ sim um absurdo, na minha opiniao a Apple,
esta na contra-mao, pois java e’ seguro e ja’ popular.

Pode ate abrir a tecnologia, mais ter que estudar um novo SDK, e’ de matar.
[/quote]

Me diga o nome de uma (UMA) aplicacao j2me que funcione em quaisquer dois modelos diferentes de celular que suporte midp e cldc (nas versoes que vc quiser), e talvez a gente ate converse. Enquanto isso, eu continuo achando que Java em celular eh uma ideia completamente furada.

To falando de Cultura de Programacao, Plataforma e por ai vai …

Java esta no caminho certo !!!

[quote=j-menezes]To falando de Cultura de Programacao, Plataforma e por ai vai …

Java esta no caminho certo !!![/quote]

E que caminho certo seria esse, se desenvolver aplicacoes em J2ME hoje em dia continua sendo menos produtivo que dar murro em ponta de faca?

Eu prefiro celular que tenha Java e que eu possa ligar com o universo Java fora.

seria bem interessante se o iphone tivesse JavaFx Mobile

Uma coisa que eu sempre fui contra e sempre achei um exagero marketeiro gigantesco, foi a questão do J2ME e do Java para aplicações móveis.

Ok, se vc faz um projeto para uma empresa que utiliza um PDA no seu negócio (ex: fedex, car rental, etc.) aí tudo bem… Pode ser bem legal e útil, mas para telefones celulares sempre foi um lixo… E a culpa não é do Java, mas sim da tecnologia bizonha que a grande maioria dos telefones celulares oferece. Interface TOSCA, que até um profissional de informática tem dificuldades de utilizar… Instalação de J2ME tosco!

Penetração ZERO. Ou seja, se eu faço um jogo de J2ME mais foda que o warcraft, ninguém vai usar simplesmente porque são poucas as pessoas que tem celular com Java e desses poucos uma pequena parcela vai ter saco e conseguir instalar o programa no celular. Cabo USB ??? Bluetooth ??? Download ??? Que viagem !!! E não estou falando dos custos de acesso que a operadora cobra…

Há muitos anos eu torço para estar totalmente equivocado, mas até hoje não entendo o hype contínuo em torno de J2ME, como se fosse uma religião. Eu nunca vi ninguém, no Brasil ou no exterior, puxar um telefone celular e falar assim: “Sergio, olha só que programinha legal em Java em estou rodando no meu celular!”

Conclusão: OBRIGADO Steve Jobs !!! Obrigado Apple. Vcs pegaram uma coisa TOSCA, complexa, contra-intuitiva que era o mundo dos celulares e transformaram numa coisa prazerosa, de interface fácil, com um browser excelente, milhões de sacadas e enfeitos que agradam a todos.

Apple = Usabilidade, Simplicidade, Design

IPhone veio para revolucionar tudo no mundo wireless. Pena que eu não sei, não quero e não consigo aprender Objective C !!!

Se rolasse um Java no iphone, seria muito bom. Para nós e para a Apple…

O treco ja roda Safari, se eh pra pedir que ele viesse com alguma coisa do genero, eu preferiria muito mais o runtime do Flash 9, que eh leve, rapido e a internet inteira ja usa. :wink:

se voce quer programar em Flash, Ling. da Iphone e por vai e’ problema seu e direito seu.

eu to dizendo que prefiro java so’ isso

:roll:

Desculpe a ignorância (de aplicações móveis entendo pouco), mas ainda que muita gente aqui tenha criticado o Java ME, o futuro kit de desenvolvimento da Apple não parece ser melhor, pois pelo que foi dito aqui:

a) Java ME é de difícil portabilidade, porém o kit da Apple só servirá para um ÚNICO aparelho.
b) Aplicações Java ME super-fodásticas teria penetração quase zero no mercado, porém a penetração do iPhone é baixo mesmo no mercado americano.
c) Seria um problema instalar uma aplicação Java ME pois teria que usar download, cabo USB ou Bluetooth (sendo que essas duas últimas seriam funcionalidades cortadas pelas operadoras), mas não haveria outro jeito de fazer instalação no iPhone.

Ou seja, não sei qual o auê em torno desse kit de desenvolvimento da Apple. Alguém disse aqui que não entende o hype em torno do Java ME, eu já entendo o hype em torno do iPhone!

Mas uma coisa eu ainda gostaria de saber, se Java ME não é tão bom, então qual seria a alternativa? Usar aplicações nativas no celular, usando C++ ou .NET, ou fazer tudo no servidor, e o celular acessa tudo via browser?

Na verdade, dois: o iPod Touch tambem suportara aplicacoes desenvolvidas com o SDK (mas, claro, nao suportara nada relacionado a telefonia).

Por enquanto - o iPhone ja vendeu mais de 10 milhoes de unidades, e pelo preco das acoes da Apple, nao tende a parar por ai. De qualquer forma, eh um ponto valido - 10 milhoes eh um numero bem pequeno, mas se vc comparar com o numero de iPods vendidos nos 6 primeiros meses desde o lancamento do mesmo, vc tem um dado interessante.

Ueh, o Safari eh perfeitamente capaz de fazer downloads (no entanto, essa funcionalidade ainda nao existe na versao do iPhone/iPod Touch). Nao vejo pq nao seria possivel instalar novos aplicativos simplesmente visitando o site e baixando o dmg, como se faz em qualquer MacOS X hoje.

Em todas essas opcoes, vc ta ferrado:

1. browser: implementacoes altamente incompativeis, variando de algo pior que o lynx ate o opera, safari e mozilla.
  2. C++: voce provavelmente vai ficar atrelado a um SO especifico, ou ate mesmo a alguns modelos especificos (veja exemplo do AgileMessenger)
  3. .net: idem acima
  4. j2me: idem acima, mas com o hype que diz que “funciona em qualquer aparelho”

E esse aparelho vai dominar o mundo da telefonia como o Ipod. Pelo menos eu torço para isso… (+ Ipod Touch como CV falou)

Não é baixo, só cresce, e os usuários que tem um Iphone tem a simplicidade da interface dele.

Esqueceu do mais importante: WI-FI !!! Nada supera a Apple quando estamos faland ode instalações de programas… (vide MacOS)

Eu achei o Iphone revolucionário, pois simplificou e desburocratizou o celular inteligente. Mais ou menos como no mundo dos frameworks web, mas não vou entrar nesse ponto para não ser chato…

[quote]
Mas uma coisa eu ainda gostaria de saber, se Java ME não é tão bom, então qual seria a alternativa? Usar aplicações nativas no celular, usando C++ ou .NET, ou fazer tudo no servidor, e o celular acessa tudo via browser?[/quote]

Como eu falei, a culpa não é do J2ME, mas dos celulares. Se o Iphone não suportar J2ME ou melhor J2SE, estamos ferrados… Teremos que aprender ActionScript + Flash, ou pior, Objective C.

E o que tem de tao pavoroso nisso? ActionScript nao eh nenhum bicho de sete cabecas (apesar de, ao contrario do que vc implica, nao existir suporte a AS/Flash no iPhone ainda), e ObjectiveC eh uma linguagem muito interessante. Especialmente ja que as apps do iPhone/iPod Touch vao acabar usando uma variacao do Cocoa, que eh um dos GUI toolkits mais bem bolados que eu ja vi ate hoje.

Alias, falando-se nisso, o que vcs acham (já ouviram alguma coisa ai fora?) que viriam de atualizações numa nova versão do iPhone? ou que gostariam que viesse… rs

apesar que não deve sair tão cedo um iPhone2 né…

PS: tenho um N95 e HJ não trocaria por um iPhone nem se a vida da minha mãe dependesse disso… rs… leiam de novo, eu disse HOJE.

Eu tambem tenho um N95 e estou satisfeito!!! A unica coisa ruim de ter um N95 é ficar tentado a pagar quase R$ 300,00 pelos mapas GPS… alguem sabe como conseguir mais barato?!? Operadora = Claro e estado = RJ!

eu baixo tudo pelo Map Loader da nokia, não pago 1 centavo.

Falae Luiz tudo bem?

Cara tu poderia por gentileza dar mais detalhes desse teu telefone?

Fui olhar um iPhone pra mim no Stand Center e achei meio ruim os preços, sem contar que tinha muito chinês que cada vez que a gente ia perguntar o preço eles falavam um valor diferente, tipo “duzendo leiais de difelença”

valeu

Ps.: Ah e de preferência, poderia dar mais detalhes do GPS dele? Funciona em SP? E outras cidades do Brasil?