Uma coisa que eu sempre fui contra e sempre achei um exagero marketeiro gigantesco, foi a questão do J2ME e do Java para aplicações móveis.
Ok, se vc faz um projeto para uma empresa que utiliza um PDA no seu negócio (ex: fedex, car rental, etc.) aí tudo bem… Pode ser bem legal e útil, mas para telefones celulares sempre foi um lixo… E a culpa não é do Java, mas sim da tecnologia bizonha que a grande maioria dos telefones celulares oferece. Interface TOSCA, que até um profissional de informática tem dificuldades de utilizar… Instalação de J2ME tosco!
Penetração ZERO. Ou seja, se eu faço um jogo de J2ME mais foda que o warcraft, ninguém vai usar simplesmente porque são poucas as pessoas que tem celular com Java e desses poucos uma pequena parcela vai ter saco e conseguir instalar o programa no celular. Cabo USB ??? Bluetooth ??? Download ??? Que viagem !!! E não estou falando dos custos de acesso que a operadora cobra…
Há muitos anos eu torço para estar totalmente equivocado, mas até hoje não entendo o hype contínuo em torno de J2ME, como se fosse uma religião. Eu nunca vi ninguém, no Brasil ou no exterior, puxar um telefone celular e falar assim: “Sergio, olha só que programinha legal em Java em estou rodando no meu celular!”
Conclusão: OBRIGADO Steve Jobs !!! Obrigado Apple. Vcs pegaram uma coisa TOSCA, complexa, contra-intuitiva que era o mundo dos celulares e transformaram numa coisa prazerosa, de interface fácil, com um browser excelente, milhões de sacadas e enfeitos que agradam a todos.
Apple = Usabilidade, Simplicidade, Design
IPhone veio para revolucionar tudo no mundo wireless. Pena que eu não sei, não quero e não consigo aprender Objective C !!!
Se rolasse um Java no iphone, seria muito bom. Para nós e para a Apple…