Apple não mais empacotará o Java nas futuras versões

Olá

O que significa isto?

Sei que para os desevolvedores não será tão ruim assim. Mas e para a comunidade em geral? Será que isto afeta muito a credibilidade do Java?

Há uma minoria aqui do GUJ (alguns engraçadinhos escrevem corram com til assim: corrão para as montanhas) composta de dois tipos: uns acham que o mundo acaba quando se fala mal do Java e outros acham que o Java já acabou. Se você não é um radical xiita de algum dos 2 lados, seria interessante conhecer sua opinião.

Apple deprecates Java:
http://www.itwriting.com/blog/3354-apple-deprecates-java.html

Java for Mac OS X 10.6 Update 3 and 10.5 Update 8 Release Notes:
http://developer.apple.com/library/mac/#releasenotes/Java/JavaSnowLeopardUpdate3LeopardUpdate8RN/NewandNoteworthy/NewandNoteworthy.html#//apple_ref/doc/uid/TP40010380-CH4-DontLinkElementID_2

[]s
Luca

Não sei viu,

Em contrapartida, na página oficial de downloads da JDK não tem uma distribuição pra Mac, mas tem para Windows, Linux e Solaris.

Então a pergunta é:

Quem está certo? A Oracle em não dar suporte pro Mac? Ou a Apple em parar de dar suporte ao JAVA?

Edit: Luca, eu sei que não dei opnião nenhuma, mas é porque realmente, no momento eu não tenho.

Luca,

Acho que deve ser um “boicote” a Oracle ou coisa do tipo.

Não sei, já esperava que algumas empresas tomassem essa atitude depois do caso Oracle x Google

O Mac OS vem ganhando mercado e consequentemente moral pra impor certas coisas. Esta é a minha opinião. :slight_smile:

Vamos ver qual será a reação da Oracle (será que haverá uma?).

Luca, a apple tem uma linguagem própria para os seus produtos que é o objective c. O Iphone não suporta java, porque o seu sistema suportaria?

Vamos levar em conta quais tipos de aplicações desktop rodam no Mac OS. Praticamente nenhuma java. O java só é usado para sistemas de informação específicos e não para aplicações e software básico. Naturalmente uma jvm no Mac OS é um espaço inútil ocupado no hd.

Até no windows ou linux contamos nos dedos quantas aplicações temos escritas em java. No meu ubuntu só tenho o netbeans e os meus projetos.

Nossa, que novidade incrível. A apple se fechando só nas tecnologias proprietárias dela. Fato inédito na história da companhia.

Se foi você mesmo quem declarou seu imposto de renda, você usou Java :wink:

No fim das contas, talvez esse movimento da Apple seja bom para o Java. Isso porque ter uma versão sempre atrasada no Mac não era lá o melhor dos mundos e não cria uma imagem muito legal… Quem sabe agora alguém não faça o OpenJDK funcionar no Mac (se é que já não rola) e a gente passa a ter um Java tão atualizado quanto em Windows e Linux?

Agora, uma coisa me preocupa um pouco, e mostra um pouco da prepotencia da Apple. Conforme citado no primeiro artigo postado pelo Luca, quanto à App Store:

Isso é mais do que não suportar, é proibir, o que para mim parece sem sentido. Lembrando que a Apple já fez isso na App Store do iPhone mas voltou atrás. Ou essa citação acima é antiga, ou eles estão tentando denovo.

Se foi você mesmo quem declarou seu imposto de renda, você usou Java :wink:

No fim das contas, talvez esse movimento da Apple seja bom para o Java. Isso porque ter uma versão sempre atrasada no Mac não era lá o melhor dos mundos e não cria uma imagem muito legal… Quem sabe agora alguém não faça o OpenJDK funcionar no Mac (se é que já não rola) e a gente passa a ter um Java tão atualizado quanto em Windows e Linux?

Agora, uma coisa me preocupa um pouco, e mostra um pouco da prepotencia da Apple. Conforme citado no primeiro artigo postado pelo Luca, quanto à App Store:

Isso é mais do que não suportar, é proibir, o que para mim parece sem sentido. Lembrando que a Apple já fez isso na App Store do iPhone mas voltou atrás. Ou essa citação acima é antiga, ou eles estão tentando denovo.[/quote]

Que prepotência? Não seja dramático. Me cite 5 aplicações java usadas no dia a dia de um usuário final de um sistema Mac OS que usam java.

Sobre o imposto…
Posso declarar o imposto sem usar um sistema desktop, ou seja sem utilizar máquina virtual no meu PC.

Na prática, é o modus operandi padrão da Apple.

Eu me lembro em 2001 que falavam com a maior fanfarra, no lançamento do Mac OS X que era o melhor SO do mundo pra Java.
Claro: não haviam tantas aplicações assim pro novo SO e, além disto, Java permitia interoperabilidade, o que ajudaria a salvar a marca.

Pois bem: a Apple cresce. O que ela faz? Ela simplesmente abandona ou tenta aniquilar os companheiros. Aliás, é engraçado ver como eles falavam com todo orgulho que também “amavam o Flash”. Olha ai o que tão fazendo agora. (alguém lembra do que ela fez com o Sherlock no Mac OS 9?)

Como usuário Apple, a impressão que eu tive com a nova versão do Mac OS (o Lion) é que pouco a pouco o Mac vai virar um iPhone/iPad. Basta notar que hoje o Mac conta 33% do faturamento da empresa, menos da metade. Bem diferente de 10 anos atrás. E de novo, o mesmo que rola com o iPhone/iPad a gente vai ver com a App Store pra Mac. Daqui a pouco vai ter de rolar jailbreak pro Mac. Como usuário de produtos da Apple, confesso que fiquei bastante preocupado.

Com relação à comunidade Java, muda pouco. Daqui a pouco a Oracle lança alguma versão do JDK pro Mac OS. O que muda é que os usuários do Mac OS vão ter de fazer como os demais usuários de outros sistemas operacionais, que precisam instalar a JVM nos seus PCs.

Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

[quote=juliocbq]Luca, a apple tem uma linguagem própria para os seus produtos que é o objective c. O Iphone não suporta java, porque o seu sistema suportaria?

Vamos levar em conta quais tipos de aplicações desktop rodam no Mac OS. Praticamente nenhuma java. O java só é usado para sistemas de informação específicos e não para aplicações e software básico. Naturalmente uma jvm no Mac OS é um espaço inútil ocupado no hd.

Até no windows ou linux contamos nos dedos quantas aplicações temos escritas em java. No meu ubuntu só tenho o netbeans e os meus projetos.[/quote]

Péééééééeéééééé errado !!!

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?

[quote=kicolobo]Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

[/quote]

E mesmo assim acho pouco útil rodar java em um mac. Custo benefício alto até para sistemas específicos.

Se o Jobs realmente fizer tudo ser instalável através de app store e fechar as portas pra simplesmente arrastar e jogar coisas ou intalar aplicativos via Ports/Homebrew/Fink a coisa realmente vai ficar feia pro lado deles.

Como cliente, eu não teria nenhum receio de não comprar mais nada deles e eu, pessoalmente, acredito que a comunidade de desenvolvedores deve ser um pedaço importante da Apple pra ela simplesmente jogar fora assim. É meio assustador ver essa notícia agora, porque eu realmente gosto muito do OSX, mas se ele se fechar nele mesmo eu volto pro linux sem nenhum receio e uso o mac somente pra desenvolvimento em Cocoa.

Acho que ainda é cedo pra conjecturas, mas espero que a Apple libere os pedaços próprios do Java pra o OpenJDK e a Oracle mantenha o Java funcionando no Mac.

[quote=BlackDog]Péééééééeéééééé errado !!!

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?[/quote]

Eu ainda concordo com o Julio. Você só citou uma única aplicação, o OpenOffice. O que mais um não-desenvolvedor usaria com java? No Brasil, no máximo o IRPF.

[quote=ViniGodoy][quote=BlackDog]Péééééééeéééééé errado !!!

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?[/quote]

Eu ainda concordo com o Julio. Você só citou uma única aplicação, o OpenOffice. O que mais um não-desenvolvedor usaria com java? No Brasil, no máximo o IRPF.[/quote]

O OpenOffice é feito em Java? ele tem pedaços em java, mais especificamente na parte “access” dele, não? O OpenOffice é escrito em C/C++ em sua maior parte.

[quote=juliocbq][quote=kicolobo]Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

[/quote]

E mesmo assim acho pouco útil rodar java em um mac. Custo benefício alto até para sistemas específicos.[/quote]

Pois eu vou te contar uma coisa. Comprei um Mac por causa do Java.
Na versão 10.5, tive diversos problemas (havia 3 JVMs instaladas por Default: 1.4, 1.5 e 1.6. E de vez em quando a errada era carregada).
Na 10.6, os problemas com Java acabaram.
E agora, tão tirando o Java da parada.

Valia muito à pena. A performance era excelente pra dizer o mínimo (se não me engano, o Java executa nativo no Mac OS).

Sabe o que me deixa puto? Assim como eu, MUITA gente foi pro Mac por causa do Java.
Só pra lembrar, um dos grupos que impulsionou esta popularização do Mac foi justamente os desenvolvedores (grande parte, adivinha? Java).
Eu dou dois nomes pra isto: falta de respeito com o consumidor e parceiros de negócio.

[quote=BlackDog][quote=juliocbq]Luca, a apple tem uma linguagem própria para os seus produtos que é o objective c. O Iphone não suporta java, porque o seu sistema suportaria?

Vamos levar em conta quais tipos de aplicações desktop rodam no Mac OS. Praticamente nenhuma java. O java só é usado para sistemas de informação específicos e não para aplicações e software básico. Naturalmente uma jvm no Mac OS é um espaço inútil ocupado no hd.

Até no windows ou linux contamos nos dedos quantas aplicações temos escritas em java. No meu ubuntu só tenho o netbeans e os meus projetos.[/quote]

Péééééééeéééééé errado !!!

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?[/quote]

Não sei que tipo de cigarro você andou fumando amigo, mas deve ser muito bom. :wink:

O OpenOffice usa java somente no motor para scripts, assim como o blender usa python para isso.

Agora estou esperando 5 aplicações java de uso diário de usuários macOS comuns.

Se foi você mesmo quem declarou seu imposto de renda, você usou Java :wink:

No fim das contas, talvez esse movimento da Apple seja bom para o Java. Isso porque ter uma versão sempre atrasada no Mac não era lá o melhor dos mundos e não cria uma imagem muito legal… Quem sabe agora alguém não faça o OpenJDK funcionar no Mac (se é que já não rola) e a gente passa a ter um Java tão atualizado quanto em Windows e Linux?

Agora, uma coisa me preocupa um pouco, e mostra um pouco da prepotencia da Apple. Conforme citado no primeiro artigo postado pelo Luca, quanto à App Store:

Isso é mais do que não suportar, é proibir, o que para mim parece sem sentido. Lembrando que a Apple já fez isso na App Store do iPhone mas voltou atrás. Ou essa citação acima é antiga, ou eles estão tentando denovo.[/quote]

Que prepotência? Não seja dramático. Me cite 5 aplicações java usadas no dia a dia de um usuário final de um sistema Mac OS que usam java.

Sobre o imposto…
Posso declarar o imposto sem usar um sistema desktop, ou seja sem utilizar máquina virtual no meu PC.[/quote]

Como? Só se vc terceirizar para seu contador e pagar pra ele. Declarações em papel ja eram, este foi o ultimo ano delas.
Pela web? Retificar eu sei que ja da, mas fazer do zero, creio que não esta disponivel.

Quanto a noticia, para o usuario final, realmente não se tem TANTAS apps desktop rodando em java, POREM não se esqueçam dos aplets em.
Temos tambem uma grande quantidade de geeks que ADORAM mac para programar, como ficara esse pessoal?

Não falei mentira não. Não existem aplicações java para usuários de imac no seu dia a dia. Até para windows é difícil. Não vamos levar para o lado pessoal, mas jvm em mac é disperdício de espaço em hd.

Como eu disse, java é para sistemas específicos e não dá para comparar a saída de softwares escritos em objective c pra mac.

Geeks não são usuários comuns.

[quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=kicolobo]Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

[/quote]

E mesmo assim acho pouco útil rodar java em um mac. Custo benefício alto até para sistemas específicos.[/quote]

Pois eu vou te contar uma coisa. Comprei um Mac por causa do Java.
Na versão 10.5, tive diversos problemas (havia 3 JVMs instaladas por Default: 1.4, 1.5 e 1.6. E de vez em quando a errada era carregada).
Na 10.6, os problemas com Java acabaram.
E agora, tão tirando o Java da parada.

Valia muito à pena. A performance era excelente pra dizer o mínimo (se não me engano, o Java executa nativo no Mac OS).

Sabe o que me deixa puto? Assim como eu, MUITA gente foi pro Mac por causa do Java.
Só pra lembrar, um dos grupos que impulsionou esta popularização do Mac foi justamente os desenvolvedores (grande parte, adivinha? Java).
Eu dou dois nomes pra isto: falta de respeito com o consumidor e parceiros de negócio.[/quote]

Fora essa política da apple mesmo. Mas realmente eu entendo o lado do jobs. Java não tem saída no mac com objective c mandando em todas as aplicações. Sem falar que é fácil programar nela e o detalhe de não precisar de vm.