Aprendendo Java De Verdade!

Pessoal, estou iniciando no mundo do Java, já aprendi os conceitos básicos de Orientação a Objetos e usar eles direto na IDE, mas quero ir em frente, Java Web, Springs,JEE, hibernate, jsf, ejb, primefaces(sei que é um monte, mas foi o que encontrei como sendo “necessário” pra poder me chamar de Desenvolvedor Java!), pra poder produzir programar reais e implementáveis em meus clientes que hoje usam sistema feito em Delphi. Que aliás, não foi eu quem fez, estou começando totalmente na área da programação. Gostaria de dicas, apontamentos, direções, de onde aprender, qual curso online é bom, onde procurar para aprender melhor e de forma correta. Espero estar no lugar certo com relação a tópicos.

Eu entendo que são coisas totalmente distintas!

Uma coisa é você saber programar em Java, desenvolver soluções do que se trata especificamente da linguagem em si, seja feito em desktop ou web, independente disso, o resto são frameworks, que vieram pra ajudar e facilitar alguns pontos no momento em que se está desenvolvendo.

Não misture as coisas, saber Java é uma coisa, saber utilizar frameworks que suportam Java é outra.

No meu conceito, não se define um desenvolvedor pela quantidade de ferramentas que ele utiliza ou com a quantidade de linguagens que o mesmo conhece, mas sim pelo domínio e agilidade na solução dos problemas impostos a ele, no meu ponto de vista é muito mais válido ter total domínio sobre uma linguagem e uma ferramenta, do que só conhecimento sobre todas as ferramentas e linguagens, lógico que, com o tempo você se aventurando e aprendendo a utilizar novas ferramentas e exercitando o conhecimento com novas linguagens.

Em relação a cursos e etc, eu gosto bastante do Alura, pois são conteúdos limpos e claros, tanto os livros da casa do código quanto as vídeo aulas do Alura contribuem grandemente com conteúdo, o que já te dá uma boa carga de conhecimento inicial, e para crescer mais, aprender mais e etc, aí é só na prática, não tem como fugir disso.

Obrigado Jonathan, entendo e concordo com teu ponto de vista! Colocou de uma forma que eu não poderia, agradeço a indicação da Alura e vou dar uma olhada!