Aprendendo

Boa noite. Depois de muito estudar java eu resolvi estudar PHP. Por já estar familiarizado com HTML e com Orientação a objetos não me pareceu muito difícil passar pelos estudos iniciais. No entanto estou tendo algumas dificuldades quanto à didática do PHP. Eu tenho achado que existem métodos nativos demais e alguns processos contra-intuitivos o que tem me desanimado.
Eu resolvi fazer esse post para saber mais sobre esse processo do estudo do PHP para os usuários mais experientes nessa linguagem. De fato o PHP exige essa familiaridade toda com os diversos métodos? qual é a melhor maneira de aprender as necessidades do PHP voltadas para o mercado de trabalho?

A questão é que você está muito acostumado com java.
Creio que você teria o mesmo problema caso, falante nativo de português, fosse aprender espanhol. Muita coisa é parecida, mas, a prática é outra.
Qual a sugestão? Entenda que PHP, embora siga uma sintaxe parecida com a do java (ambos “copiaram” muito do C), é uma linguagem com outro foco.
Conceitualmente, aquilo que você sabe de orientação a objetos não muda. O que vai mudar é a forma de colocar isso em prática (o mesmo que você faria para traduzir uma palavra do latim para português, francês,espanhol, italiano, etc).
Eu, particularmente, creio que o ensino amarrado de OO e uma linguagem de programação é incorreto, afinal, você acaba assimilando sintaxe da linguagem e não o conceito, que é o importante.

1 curtida

é… eu percebi isso. talvez ir mais devagar na familiarização do codigo pode me ajudar.

POO em algumas linguagens tem certas diferenças em PHP por exemplo é muito diferente em relação a Java ou C# onde são linguagens bem parecidas na POO.

Estude PHP como se você tivesse aprendendo do Zero. é essa é minha dica principal!

Dragoon, e você tem alguma dica de algum material bom?
eu estou lendo este livro aqui no momento: http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/013147149X/downloads/013147149X_book.pdf

Livro de 2004, já mudou bastante coisa, mas, de referencia base é um bom começo. Não dá para aprender tudo de uma vez só, calma tente aprender a base bem certinho, depois POO e como utilizar nos seus projetos, treine muito código é importante isso, use como referencia o próprio site www.php.net, Livros eu não vou indicar porque realmente não conheço um bom.

infelizmente pelo que eu estou vendo o PHP me parece precisar de muito mais estudo que o java e que o c#.
bom, de qualquer maneira, obrigado pela dica.

1 curtida