Área para ser desenvolvedor

Boa Tarde,

Não quero gerar discussão, só uma conversa. Estou estudando para ser fullstack, no curso do ProgramadorBR, mas já tenho alguma experiência, mas em back-end. Estou na faculdade de Dev Web, penso em futuramente ir para fora do Brasil trabalhando como programador. Mas me surge uma duvida, fullstack ou mobile? Nunca mexi com mobile mas vejo que esta crescendo. Alguém que trabalha nas 2 áreas no brasil e no exterior poderiam me dar umas dicas ou feedback?

Agradeço desde já!

As duas, uma complementa a outra. Mas atualmente tendo em vista somente o mercado a tendência é mobile.

Estava pensando em me desenvolver bem no web, usando meios para ser acessível a mobile, como responsividade, fazendo também sistemas desktop. Depois ir me familiarizando com o mobile e então decidir se mudo ou não. Ou pode acontecer de mudar/experimentar até mesmo antes dominar esses pontos que falei, o que acha? Voce trabalha em qual área? em empresa nacional mesmo ou internacional?

Cara eu acho que você está regrando muito o que você quer aprender. E tens um grande problema nisto tudo, quando você se regra muito você se limita, se limita apenas ao o que você chama de “objetivo”. Um programador completo não sabe de tudo, mas sabe a base e com essa base pode aprender TUDO o que quiser! Foque em ter essa base bem consistente, tecnologias são como água são liquidas elas corres e escorrem muito RÁPIDO podendo mudar de uma hora para outra. Mobile está dentro de full-stack também, tudo se interliga. Quer se especializar? Especialize onde você tem mais gosto de aprender aprogramar, claro sempre atento as tendências do mercado para não ficar para trás.

Teu sonho é sair do país e programar mobile? Vá em frente, crie projetos, idealize aplicativos, aprenda o que não souber nesse caminho do desenvolvimento. Crie uma base sólida e agregue aprendizado conforme você caminha sob projetos.

O essencial como disse, não é dominar totalmente X tecnologia é se ter uma base onde você terá capacidade de aprender a utilizar qualquer tecnologia quando for precisso.

Entendi, vou me me focar em ser FullStack, construir uma base boa e então ir me direcionando onde me sinto mais confortável e esteja bem no mercado, e com isso tentar sair do país. Pelo o que eu vi, lá fora tem vagas para esse todos os setores, inclusive esse. O que acha?

Não que eu seja uma referência e possa estar falando isso com toda a propriedade do mundo, mas num consenso geral acho que é o mais correto saca? A base é a coisa mais importante, isso você pode ver em tudo a sua volta, matemática, linguagem em geral, tecnologia. Pois são áreas em constante crescimento e com uma variedade imenssa de informações e possibilidade, se agarrar a um galho da árvore apenas pode-lhe dar bons frutos, mas se você agarra a raiz, você tem em suas mãos todos os galhos e frutos da árvore, basta você escalar (buscar conhecimento) muito mais fácil do que tentar pular de um galho para o outro.

1 curtida

Entendi, vlw pela ajuda.