existe alguma diferenca nas profissoes?Arquiteto de software e designer de software
Acredito que sim!
Arquiteto de software -> vai definir como será a estrutura, linguagem etc…
Designer de software -> a aparência, organização!?
corrijam me se eu estiver errado!
é bom que eu já aprendo!
vlw
abs
Humm… Design nesse caso parece dizer respeito a User Interface. Pode ser a parte artistica do desenvolvimento, que lida com usabilidade, etc.
O arquiteto se preocupa com os requisitos não funcionais e nas “partes” do sistema, protocolos de comunicação entre as partes.
Escolhe a linguagem e se preocupa com coisas como custo, equipa, cultura, prazo, etc… Ou seja, para um sistema web a equipa X é mais eficiente com rails, então ele escolhe rails.Se ela fosse mais proficiência com java, escolheria java etc… se a tecnologia é imposta, por exemplo, tem que ser em java, ele faz ao contrário escolhendo a equipa certa.
Escolhida a equipa o designer (não da ui, mas da aplicação) irá preencher o miolo. Por exemplo, em java para web com spring mvc (tudo isto escolhido pelo arquiteto ) podemos ter o sistema organizado em camadas em que a action chama os serviços e eles os daos…etc… O deisgner se preocupa com as unidades de programamção da tecnologia escolhida, no caso do java as classes. Padrões, melhores práticas etc…
O arquiteto e o designer trabalham muito proximo porque uma desição de um pode afetar brutalmente as escolhas do outro. Eles são papeis diferentes e normalmente não hierarquicos entre si. ou seja, eles tem que concordar , nenhum tem a ultima palavra.
Depois temos outros papeis como o designer gráfico que cuida da ui , usabilidade, ergonomia, etc… o tester que garante que o designer é suficientemente desacoplado para permitir testes e moks…etc… todos têm um papel.
claro que isto são papeis, o que significa que uma pessoa pode acumular mais do que um.
Aliás, geralmente, os dois são a mesma pessoa. Acredito que é isto que gera confusão na cabeça das pessoas…
[]´s
ja tinha ate esquecido que o topico existia, ate pq ele é um pouco vergonhoso “DEferenca”…enfim, tinha dado uma pesquisada mais profunda no google e achei um artigo legal, fica ai de conteudo para quem tiver a mesma duvida. Obrigado a todos.
ps: se algum adm poder corrigir o titulo eu agradeço.
[quote=Crown]ja tinha ate esquecido que o topico existia, ate pq ele é um pouco vergonhoso “DEferenca”…enfim, tinha dado uma pesquisada mais profunda no google e achei um artigo legal, fica ai de conteudo para quem tiver a mesma duvida. Obrigado a todos.
ps: se algum adm poder corrigir o titulo eu agradeço.[/quote]
PS.Quem corrigi o Tópico é você mesmo!
vlw
abs
Bacana galera aprendi nesse tópico!
vlw
Seguindo o conceito do Taborda, acho que seria melhor chamar o Arquiteto de Software como Analista de Arquitetura de Software, e o Designer como Analista de Projeto. Assim como há o Analista de Negócio e Analista de Desenvolvimento. Assim todos podem ser considerados Analista, a questão é em quê. Mas no geral sua profissão é Analista de Sistemas.
Acho um tanto boçal você se apresentar como Arquiteto de Software. Arquitetura é uma coisa bem mais delicada, não combina com essa nossa área.