Arquiteto de software e designer de software, diferenca?

existe alguma diferenca nas profissoes?Arquiteto de software e designer de software

Acredito que sim!
Arquiteto de software -> vai definir como será a estrutura, linguagem etc…
Designer de software -> a aparência, organização!?
corrijam me se eu estiver errado!

é bom que eu já aprendo!

vlw
abs

Humm… Design nesse caso parece dizer respeito a User Interface. Pode ser a parte artistica do desenvolvimento, que lida com usabilidade, etc.

O arquiteto se preocupa com os requisitos não funcionais e nas “partes” do sistema, protocolos de comunicação entre as partes.
Escolhe a linguagem e se preocupa com coisas como custo, equipa, cultura, prazo, etc… Ou seja, para um sistema web a equipa X é mais eficiente com rails, então ele escolhe rails.Se ela fosse mais proficiência com java, escolheria java etc… se a tecnologia é imposta, por exemplo, tem que ser em java, ele faz ao contrário escolhendo a equipa certa.

Escolhida a equipa o designer (não da ui, mas da aplicação) irá preencher o miolo. Por exemplo, em java para web com spring mvc (tudo isto escolhido pelo arquiteto ) podemos ter o sistema organizado em camadas em que a action chama os serviços e eles os daos…etc… O deisgner se preocupa com as unidades de programamção da tecnologia escolhida, no caso do java as classes. Padrões, melhores práticas etc…

O arquiteto e o designer trabalham muito proximo porque uma desição de um pode afetar brutalmente as escolhas do outro. Eles são papeis diferentes e normalmente não hierarquicos entre si. ou seja, eles tem que concordar , nenhum tem a ultima palavra.

Depois temos outros papeis como o designer gráfico que cuida da ui , usabilidade, ergonomia, etc… o tester que garante que o designer é suficientemente desacoplado para permitir testes e moks…etc… todos têm um papel.

claro que isto são papeis, o que significa que uma pessoa pode acumular mais do que um.

Aliás, geralmente, os dois são a mesma pessoa. Acredito que é isto que gera confusão na cabeça das pessoas…

[]´s

ja tinha ate esquecido que o topico existia, ate pq ele é um pouco vergonhoso “DEferenca”…enfim, tinha dado uma pesquisada mais profunda no google e achei um artigo legal, fica ai de conteudo para quem tiver a mesma duvida. Obrigado a todos.

http://blog.arkhi.com.br/2009/07/16/as-diferencas-entre-um-arquiteto-de-software-e-um-projetista-java-ee-net/

ps: se algum adm poder corrigir o titulo eu agradeço.

[quote=Crown]ja tinha ate esquecido que o topico existia, ate pq ele é um pouco vergonhoso “DEferenca”…enfim, tinha dado uma pesquisada mais profunda no google e achei um artigo legal, fica ai de conteudo para quem tiver a mesma duvida. Obrigado a todos.

http://blog.arkhi.com.br/2009/07/16/as-diferencas-entre-um-arquiteto-de-software-e-um-projetista-java-ee-net/

ps: se algum adm poder corrigir o titulo eu agradeço.[/quote]

PS.Quem corrigi o Tópico é você mesmo!

vlw
abs

Bacana galera aprendi nesse tópico!

vlw

Seguindo o conceito do Taborda, acho que seria melhor chamar o Arquiteto de Software como Analista de Arquitetura de Software, e o Designer como Analista de Projeto. Assim como há o Analista de Negócio e Analista de Desenvolvimento. Assim todos podem ser considerados Analista, a questão é em quê. Mas no geral sua profissão é Analista de Sistemas.

Acho um tanto boçal você se apresentar como Arquiteto de Software. Arquitetura é uma coisa bem mais delicada, não combina com essa nossa área.