Arquitetura Weblogic Linux x Windows

Tenho uma aplicação web. A aplicação funciona corretamente no Weblogic Windows, mas no Weblogic Linux não.
Descobri que o problema é uma biblioteca que estava com mais de uma versão em meu diretório lib.
As bibliotecas são, commons-digester.jar e commons-digester-1.8.jar
Quando eu removi o arquivo commons-digester.jar do diretório lib a aplicação passou a funcionar corretamente.

O que eu não consigo entender é porque no Windows a aplicação funciona mesmo com as duas versões presentes enquanto no Linux não.
Teoricamente, pelo que eu sei, usando uma aplicação java, com maquina virtual e servidor de aplicações deveria abstrair totalmente o sistema operacional da parada, certo?

Fiquei dois meses preso nisso!

Pq esse erro acontece!?!?!?
Será que alguém sabe?

Muitas vezes a teoria não reflete na pratica. A experiencia vai ensinado.

"

É o seguinte a escolha do .jar senão me engano é feita pela data de criação do arquivo, talvez quando vc copiou para o linux o jar escolhido tenha sido o de versão errada pela data.

O que acontece é bem simples: no Unix o “.” faz parte do nome do arquivo, no Windows não.
Por isso, os arquivos quando são listados num diretório no Windows e no Unix vêm em ordem diferente.
Se o seu CLASSPATH foi montado de forma automática, por um script, foi isso que aconteceu.