Atributos

Boa noite senhores(a)

A minha duvida é, quanto eu precisar utilizar os atributos dentro da propria classe em um método é interessante acessar o atributo direto “this.nome” ou o metodo acessor “this.getNome” tenho essa duvida pois quanto colo o atributo private o uso se restringe apenas a classe, mas também sei que não é necessário fazer os métodos assessores get e set para todos os atributos a não ser se for utilizar, aceito qualquer tipo de ajuda, pode ser explicando ou link com maiores informações, grato.

Se existe a possibilidade da sua classe ser estendida, então acesse seus atributos somente através dos métodos, assim, se alguém sobrescrever algum método getter e/ou setter, não vai ter risco de afetar o comportamento correto de sua classe.

tendi. mas minha duvida é em usar os atributos dentro da Class aonde foi criada, nas funções, eu utilizo o atributo em si ou acesso usando os metodos get e set?

Sim, eu sei e minha resposta foi justamente pra essa situação.
Se sua classe pode ser estendida, acesse os atributos somente pelos getters e setters.

1 curtida

"quanto eu precisar utilizar os atributos dentro da propria classe em um método é interessante acessar o atributo direto “this.nome” ou o metodo acessor “this.getNome”.

Luanbf se eu entendi bem sua pergunta, é sobre encapsulamento. Esta história de this.metodoGetouSet() é parte do conceito de encapsulamento.

Segundo o blog da Trybe,
“O encapsulamento é um dos pilares da orientação a objetos .
Por meio dele, é possível simplificar bastante a programação, bem como proteger informações sigilosas ou sensíveis”
assim, o encapsulamento existe para
evitar que os atributos da classe sejam acessados diretamente
(this.nomeDoAtributo).

Vc deve sempre usar métodos getters e setters pra acessar atributos,
assim pode colocar dentro deles alguma validação.
Além de poder abusar deles dentro de métodos() tranquilamente.
Eu tinha esta dúvida também, mas “o Porque”
só ficou claro qdo eu codei meu primeiro cadastro.