Atualização de um programa

Oi Pessoal,

Estou com um problema alguém poderia me ajudar?

O problema é o seguinte, preciso desenvolver um programa para ajudar o usuário no controle das finanças, só que preciso que quando o prazo para uma determinada conta seja paga esteja prestes a vencer o usuário receba uma mensagem, e eu não sei como posso fazer isso, alguém poderia me ajudar.

O sistema é web ou desktop? Um maneira simples é você criar uma tabela de seus cliente e uma vez por dia executar uma rotina para chegar as datas e enviar um email informando o vencimento. A partir daí você ja pode disponibilizar um web service, que caso seu sistema seja desktop ele consulta seu ws para ver o vencimento. E já pode até mesmo desenvolver um módulo de pagamento atráves de seu sistema. E assim for pago já libera o sistema e atualiza as informações de pagamento através do seu ws.

Use a imaginação jovem.

Pelo que entendi você pode utilizar a classe java.time.LocalDate http://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/java/time/LocalDate.html

Um exemplo

import java.time.LocalDate;
import java.time.temporal.ChronoUnit;

public class Aplicacao {
public static void main(String[] args) {
LocalDate hoje = LocalDate.now();
LocalDate vencimento = LocalDate.of(2016, 12, 23);

long restantes = ChronoUnit.DAYS.between(hoje, vencimento);
  if (restantes <= 5) {
  	System.out.println("Faltam "+restantes+" dias para uma conta vencer.");
  }

}
}

Se for pegar essas informações do banco de dados, você pode filtrar na própria requisição do banco de dados, pegando apenas os resultados que o valor da coluna “vencimento” é uma data até X dias no futuro.

Espero ter ajudado!