Atualmente é possível programar em PHP sem usar Frameworks e ganhar dinheiro?

Pessoal, gostaria de saber sua opinião sobre este tema que está realmente acabando com meu tempo, pois fico pensando o tempo todo em qual decisão deveria seguir.
Já tenho certo conhecimento em PHP e passo horas e horas praticando todos os días, não arrumei emprego na área ainda pois acho que para isso se requer fazer algum app mais complexo. Peço por favor que me ajudem, já se passaram 8 anos desde que comecei e não tenho arrumado um serviço de programador, só fazendo alguns sites em WordPress (freelancer) e nada mais. Gostaria de empregar meu tempo em algo produtivo por isso fiz essa pergunta.
Se alguém tiver alguma idéia de linguagem que poderia usar. Já procurei na minha região uma linguagem que esteja a procura e acho que é PHP e Java. Desde já agradeço a todos os que deixem uma luz aqui!

Como freelance é possível. Na maioria dos casos o cliente só vai querer saber do resultado, então você pode usar o que for mais prático. Acho PHP muito fácil pra precisar de frameworks. Sempre achei mais prático usar PHP puro + bibliotecas de acordo com a necessidade. Maioria dos frameworks PHP sao muito engessados.

Se oriente pelas demandas. Se você sabe programar, na hora se vira com qualquer tecnologia.

1 curtida

Muito obirgado amigo, sem dúvida suas respostas são muito construtivas para mim, já anotei aqui cada uma de suas palavras e já estou praticando mais sobre algumas bibliotecas(SPL por exemplo)!

1 curtida

É por ai mesmo, a demanda vem na frente e a partir daí você busca a tecnologia mais adequada para o freela ou se preparar para o que pede uma boa vaga de emprego. No final o mais importante é o dinheiro.

1 curtida

Obrigado @javaflex suas palavras foram de muita ajuda mesmo e serão de ajuda para muitas pessoas que estão na mesma situação que eu.

Você está dizendo que há 8 anos praticando diariamente por várias horas, não fez nada complexo e não consegue um trabalho na área?

O que e como você está praticando exatamente?
Qual o motivo de não te feito nada mais complexo?
Como está fazendo para procurar um trabalho na área?

1 curtida