Automatizar programa

Bom dia a todos, sou um pouco leigo no assunto, mas vou tentar detalhar ao máximo.

Preciso criar uma aplicação, em java, que automatize o lançamento de alguns dados.
Terei uma aplicação, onde lançarei dados pelo smartphone direto para um BD (MYSQL). Após isso, esses dados devem ser lançados (automatizado) o lançamento em outro programa (ele é de terceiro, e não tenho acesso ao BD deles).
Vi a classe ROBOT ele até me satisfaz no lançamento (se alguém tiver alguma outra mais eficaz pfv hehe), mas meu problema é: Como meu programa vai reconhecer o outro (ele não é em java, ele é em Visual S) para que eu coloque os dados certinho na frame do programa. Existe alguma classe? Já agradeço, e me desculpe se não fui claro. Ahh se tiverem exemplo agradeço.

Pouco leigo quanto?
a) sabe o básico da linguagem, como if/else, switch, laços de repetição, vetores
b) sabe um pouco mais que o básico, como conceitos OO, collections, maps, JDBC
c) conhecimento mediano, incluindo alguns frameworks ORM, MVC e IoC/DI

Errado, não se faz assim.

Ok e essa comunicação se dá de que maneira? Fila? Web Service?

Dificilmente você conseguirá um exemplo pronto disso tudo.
No máximo, é possível indicar material para estudo e exemplos isolados, daí a juntar e melhorar a junção deles é contigo.

Boa tarde! Obrigado por responder tão rápido.
A) Sei o básico, já fiz até alguns api bem amadores e com ajuda de material
B) Alguns, mas principalmente conexão com BD
C) Conheço muito pouco, nunca vi na prática e nem utiçizei… :confused:

Vou tentar explicar o porque quero, que acho que ficará melhor o entendimento da API.

Trabalho com vendas, e infelizmente o processo de pedidos ainda é manual (caneta e papel) para os pedidos porta a porta. Quando chego a tarde na empresa, tenho que lançar pedido por pedido no sistema da Loja para gerar o ordem de venda.
+ou- seria assim,
vou fazer uma aplicação para android com acesso a um BD - Acho tranquilo