Automatizar programa

Bom dia a todos, sou um pouco leigo no assunto, mas vou tentar detalhar ao máximo.

Preciso criar uma aplicação, em java, que automatize o lançamento de alguns dados.
Terei uma aplicação, onde lançarei dados pelo smartphone direto para um BD (MYSQL). Após isso, esses dados devem ser lançados (automatizado) o lançamento em outro programa (ele é de terceiro, e não tenho acesso ao BD deles).
Vi a classe ROBOT ele até me satisfaz no lançamento (se alguém tiver alguma outra mais eficaz pfv hehe), mas meu problema é: Como meu programa vai reconhecer o outro (ele não é em java, ele é em Visual S) para que eu coloque os dados certinho na frame do programa. Existe alguma classe? Já agradeço, e me desculpe se não fui claro. Ahh se tiverem exemplo agradeço.

Pouco leigo quanto?
a) sabe o básico da linguagem, como if/else, switch, laços de repetição, vetores
b) sabe um pouco mais que o básico, como conceitos OO, collections, maps, JDBC
c) conhecimento mediano, incluindo alguns frameworks ORM, MVC e IoC/DI

Errado, não se faz assim.

Ok e essa comunicação se dá de que maneira? Fila? Web Service?

Dificilmente você conseguirá um exemplo pronto disso tudo.
No máximo, é possível indicar material para estudo e exemplos isolados, daí a juntar e melhorar a junção deles é contigo.

Boa tarde! Obrigado por responder tão rápido.
A) Sei o básico, já fiz até alguns api bem amadores e com ajuda de material
B) Alguns, mas principalmente conexão com BD
C) Conheço muito pouco, nunca vi na prática e nem utiçizei… :confused:

Vou tentar explicar o porque quero, que acho que ficará melhor o entendimento da API.

Trabalho com vendas, e infelizmente o processo de pedidos ainda é manual (caneta e papel) para os pedidos porta a porta. Quando chego a tarde na empresa, tenho que lançar pedido por pedido no sistema da Loja para gerar o ordem de venda.
+ou- seria assim,
vou fazer uma aplicação para android com acesso a um BD - Acho tranquilo
Fazer uma aplicação desktop para ficar no pc da loja, com acesso ao mesmo banco
O ponto é agora… Preciso que esse programa desktop, automatize o lançamento, de preferencia em tempo real. Até a parte do programa em geral tranquilo, mas quando chega na parte do preenchimento, queria saber se tem alguma classe que consiga reconhecer a tela do outro programa usado para o lançamento, pois, tem algumas box preenchem outras não, preciso checar se o programa foi iniciado, se o cadastro deu certo…
Sou bem amador, mas muito insistente em aprender, infelizmente não encontrei nada de material do tipo na net. Me dando apenas o caminho, o resto estudo :wink: Obrigado pela ajuda.

Crie o sistema completo e substitua o intermediário do mysql e algum robot para preencher a tela do desktop por um web service que faça a inserção direta.

Antes de mais nada, sugiro estudar a interação entre um app android e banco de dados remoto, bem como as boas práticas para isso.

Obrigado pelo tok. Mas apenas outra pergunta, não tenho nenhum acesso ao programa da empresa banco de dados, ip… apenas o de chegar na tela de lançamento. Tem como usar WBS apenas pelo meu programa? Não teria que criar um robo de qualquer forma para o lançamento?
Desculpa minha insistência.
Obrigado.