Banco de Dados esta Caindo

Eu tenho um aplicação web que usa nodejs e mongodb. Recentemente o meu mongodb começou a cair… Já fiz testes em todos os scripts que conectam com o banco de dados, e nenhum deles apresentou problema. Mesmo porque também, imagino que se fosse problema com a aplicação nodejs, era pra só ela cair e não o banco de dados.

Alguém sabe o que pode fazer o banco de dados cair, ou melhor ainda, alguém sabe se o MongoDB gera algum relatório de erro quando ele cai ou é desligado?

o banco de dados esta local na sua maquina? ou esta em nuvem gratuita? tem umas nuvens dessa de desligam os servicos com 30 minutos sem requisicoes.

O Banco de Dados esta em um VPS Linux da Digital Ocean… E eu já uso eles a uns 4 anos, e nunca tinha acontecido isso. Desligarem por falta de requisições, eu tenho certeza que não é o caso, porque o banco de dados já caiu algumas vezes comigo online no site. Recentemente eu até desinstalei o Banco de Dados, atualizei a máquina, instalei o banco de dados novamente, e mesmo assim, continuou caindo… E eu nunca sei quando cairá novamente. Porque tem vez que cai algumas horas depois de reiniciar e outras vezes cai depois de vários dias.

Se fosse no meu computador, seria mais fácil de encontrar o que esta fazendo ele cair, porque eu deixo o terminal aberto rodando as aplicações quando estou fazendo atualizações… Já no servidor, mesmo que eu deixe o terminal aberto, por questões de segurança, rapidamente eu seria desconectado por não esta mexendo.

Muda pra algo mais confiável como Azure, Google Cloud ou Amazon.

eles nao oferecem um suporte a isso?

Não nesse caso, porque o erro não é servidor caindo ou delisgando, ou seja, não é erro da DigitalOcean, mesmo porque, se isso acontecesse, o mongodb seria reiniciado assim que ligassem… O que faz o meu banco de dados cair, deve ser algum código que eu mesmo fiz no nodejs ou pode ser algum pacote quebrado do linux ou no próprio mongodb. E também eu já criei um código em python, que é executado de 1 em 1 minuto pelo cron, para verificar se meu site esta online. Se em algum momento, meu site cair, em menos de 1 minuto, o mongodb e o meu site voltam a funcionar. Até a página de erro 502, no computador do cliente, é atualizada automaticamente no mesmo instante.

O que eu quero mesmo, é identificar exatamente o que faz o banco de dados parar de funcionar.

Se o problema é na aplicação volte pra última versão estável.

Isso eu não posso fazer nem pra testar, porque foi uma atualização muito grande, para clientes novos. Dependendo do cliente que estiver usando, o site é completamente diferente do outro. Basicamente, são dois sites diferentes, só que no mesmo domínio. Voltar pra versão anterior, é excluir um deles… E assim também, mesmo que seja nos códigos atuais, eu não conseguiria achar o problema, pois os códigos novos, são muito grandes.

Como eu falei, ele não cai toda hora. Cai é uma vez ou outra com diferença de dias até… E mesmo quando cai, o banco de dados e toda a aplicação volta a funcionar sozinho em menos de 1 minuto.

E eu também não tenho certeza se é na aplicação. Pois esse problema apareceu, 2 semanas depois da atualização. E no linux também, ainda mais no ubuntu, pacotes de programas costumam quebrar vez ou outra… Alguns são corrigidos só com formatação.

O que eu estou precisando mesmo, é achar onde é o problema, aí sim eu vou corrigir da melhor forma. Seja ela formatando tudo, alugando outro servidor ou reescrevendo a aplicação.
Alguém conhece alguma forma de vê algum relatório de erros no mongodb? Ou algum relatório de erros no nodejs?