Banco de dados local

3 respostas Resolvido
ajaxhtmlprogramaçãojavascripthtml5
F

Estou desenvolvendo um software e para resumir sem muitas delongas a parte da minha dificuldade, podemos considera-lo como um leito de livro.

Entenda o que estou desenvolvendo, a pessoa fará a pesquisa e receberá o texto na tela, como se fosse a página do livro, simples.

Para desenvolver como armazenamento local de arquivos, não tive problemas, como exemplo, buscar o texto a ser lido diretamente de um .txt, porém, não quero trabalhar com armazenamento em arquivos, entra então minha dúvida.

Como posso trabalhar com banco de dados? Armazenaria todo o conteúdo dentro de uma variável? guardo o arquivo .txt dentro de um banco de dados? Qual banco de dados utilizar para um software offline (não posso utilizar internet este caso).

Agradeço a atenção de todos, um abraço!

3 Respostas

B
Solucao aceita

Você tem duas opções ai acredito, guardar os arquivos em diretórios do computador e salvar no banco de dados a referência para eles (caminho) o guardar o arquivo em si diretamente no banco de dados em campos do tipo BLOB. A maioria dos bancos suportam isso (Oracle, SQL Server, Postgres, etc…) se você não pretende instalar o banco de dados localmente para uso da aplicação e uso offline é um requisito talvez você possa tentar usar o SQLite, nesse caso acho que seria melhor gravar os arquivos em um diretório e no banco de dados apenas o caminho deles.

F

Bruno, muito obrigado desde já.
Na verdade, eu achava que o SQLite era apenas uma aplicação para Mobile, no caso tenho ele para computadores? Pois é exatamente este o meu problema, algo mais fácil para se trabalhar com DB.

Sobre a questão de gerar referencia ao caminho para o arquivo, aí nesse caso acha mesmo necessário o DB? Digo, já que vou utilizar arquivos locais, não é melhor gerar um algoritmo dentro da aplicação mesmo para busca? Pois a minha ideia de usar DB é exatamente não utilizar arquivos locais, talvez eu esteja errado, sou um péssimo programador kkk… Mas eu tenho a visão de que utilizar arquivo local é coisa do passado e que não se deve mais fazer isso.

B

De fato não é a melhor opção, mas depende do seu problema. Se você não vai ter acesso a internet (ou até mesmo a uma rede local de onde você possa acessar um servidor de DB). Sua aplicação terá que guardar algum outro tipo de dado ou simplesmente ler um diretório qualquer e ler esses arquivos .txt? Se for única e exclusivamente ler arquivos txt de um diretório, faça uma lógica pra simplesmente ler esse diretório e verificar os arquivos. Caso precise guardar algum outro tipo de dados, cadastros, etc…vai ter que usar um banco de dados, por mais simples que seja como o SQLite, ele não é apenas pra mobile, você pode usá-lo para aplicações desktop também, porém ele tem algumas limitações, pois ele também é um arquivo, não suporta escrita concorrente, acho que seria o mais básico possível pra você ter uma estrutura relacional.

Criado 11 de julho de 2017
Ultima resposta 13 de jul. de 2017
Respostas 3
Participantes 2