BEA e Oracle anunciaram que não vão desenvolver as suas próprias bibliotecas de web services, mas usar as bibliotecas disponíveis no projeto Tango. Esse projeto é parte da iniciativa de interoperabilidade via web services entre a Sun e Microsoft, além de ser uma simplificação a mais no uso de web services em Java. Ele funciona como um conjunto de plugins para a API do JAX-WS, o que garante que ele é compatível com a atual especificação de web services do Java.
Além de ser uma boa notícia para a Sun, também é uma boa notícia para a comunidade open source, já que em vez de estarem desenvolvendo as suas próprias bibliotecas, com seus próprios “protocolos”, estas empresas vão estar ccooperando com um projeto open source de interoperabilidade, já que o Tango também é desenvolvido pela comunidade.
E como bem cita a notícia do InfoQ, se o projeto realmente “pegar”, a Microsoft vai ser dona de uma da únicas bibliotecas proprietárias de web services.
Mais informações: BEA and Oracle incorporate Sun’s Project Tango