Bibliteca Java Matematica

Olá,

Preciso de uma dica urgente sobre qual biblioteca java usar para matemática.
Não estou falando de LATEX, estou querendo uma biblioteca para o uso da matemática, sem ter de ficar programando funcoes como soma e multiplicação.

Grt.

Utilizar a classe BigDecimal é uma alternativa!

1 curtida

Sempre gostei de usar as classes matemáticas do JScience, são muito mais rápidas e mais leves do que o BigInteger e o BigDecimal.

1 curtida

JScience me parece ter ficado abandonada no tempo, o repositório no github não recebe atualizações a mais de 4 anos.

E quando BigInteger e BigDecimal receberam atualizações pela última vez? :thinking:

Não por isso, mas perceba, a diferença é que ambas são da própria linguagem, logo, a confiabilidade em ambas se torna superior se comparada à esta lib terceira, este é o ponto que quis me referir com minha resposta anterior. :man_shrugging:

Entendi.

Utilizei bastante o JScience de 2009 à 2011, inclusive em um sistema de análise da qualidade da água para um núcleo ambiental do SENAI-SC.

Se der uma olhada na documentação e na implementação das classes do JScience, vai perceber que as implementações deles são superiores às implementações do BigInteger e BigDecimal, as técnicas de cálculo são diferentes, assim como a estrutura de dados interna.

Se a API não teve atualizações nos últimos 4 anos, provavelmente é porque as classes, do jeito que estão, atendem seu propósito e a implementação está estável.

1 curtida

Sobre a implementação de fato ela é realmente superior, sem sombra de dúvida!

Pode ser verdade que a implementação esteja estável e por este motivo não tenha recebido novas atualizações nos últimos 4 anos (O que eu considero questionável), mas é notável a ausência de suporte da mesma, existem issues abertas no repositório desde 2019 sem nenhuma resposta, isso me faz voltar ao ponto inicial, será que realmente a lib não recebe atualizações por estar estável ou por ter sido de certa forma abandonada por seus mantenedores?

Eis a questão. :thinking: