Bom dia, Como se começa a rodar javascripts. Sou iniciante

Estou com o notepad++. Estou tentando rodar o seguinte javascript:

var scope = "global scope";
function checkscope() {
var scope = "local scope";
function nested() { // Uma variável global
// Uma variável local
var scope = "nested scope"; // Um escopo aninhado de variáveis locais
return scope; // Retorna o valor em scope aqui

}
return nested();
}
checkscope() // => "nested scope

Já salvei no formato JS, HTML e quando vou abrir com o chrome e o Explorer aparecem os códigos e os comentários, não o resultado. Se alguém puder dar alguma orientação, agradeço.

Fala meu xará… Então, uma das formas hoje que eu acho mais simples e que pode ser muito útil para sua fase de aprendizado, é utilizar o console do Chrome nas ferramentas do desenvolvedor e escrever seu código JS lá mesmo e testar. Como fazer isso? Simples abra uma aba no seu Chrome e aperte a tecla F12, vai aparecer para você na tela as ferramentas do desenvolvedor e uma das Abas da mesma se chama console. Digite seu código nela e “voi lá”…

Segue exemplo:

Mais na frente se você precisar salvar seu código, salve-os em arquivos .js e se quiser ver o resultado deles no browser, basta importar o script dentro de um index.html da vida e quando abrir no browser pode ver o seu resuldado ou printando o resultado no HTML ou validando pela ferramenta do desenvolvedor também.

Como não sou muito conhecedor de javascript, não sei lhe dizer se há meios mais simples, mas espero ter contribuído um pouco.

Abraços e bons estudos :wink:

1 curtida

Boa tarde, no console eu não consegui. O código que eu postei acima gera algum resultado no navegador (se for editado no notepad++)? Não aparece nada. Valeu!

Mas não conseguiu porque? Não apreceu o código, não apareceu o console? Deu algum erro? Tem que consegui, aí em cima eu printei pra você exatamente o seu código executado lá com sucesso, tem que funcionar, posta o que não conseguiu e vamos tentar resolver.

Não, seu código retorna o resultado para lugar nenhum, o browser está pronto para ler um HTML e exibir resultado renderizado. Se você quiser exibir em um HTML seu resultado terá que criar um index.html com um paragrafo simples e fazer seu Javascript manipulá-lo. Vou tentar fazer um exemplo e mandar pra você, mas faça funcionar o seu código no console, ele tem que funcionar e simplifica sua vida.

Vai postando e vamos resolvendo o problema.

Segue exemplo que fiz pra você. Informei de forma incompleta pra você sobre a possibilidade de ser apenas em um elemento HTML, você também pode colocar esse valor no console e em um alert, no exemplo coloquei um exemplo das 3 formas.

Exemplo: https://github.com/adrian-o/estudos/tree/master/javascript/teste

Abraços :wink:

Além do console dos navegadores (Tecla de atalho: F12). Existem editores de texto online, como: JsFiddle.
Assim fica fácil para mostrar seu código para outras pessoas, testar pequenos scripts, etc.

Massa, não conhecia… Espero ter lhe ajudado de alguma forma. :wink:

Bons estudos :+1:

1 curtida

Amigão, muito obrigado pela ajuda. Consegui pelo console. Valeu!:grinning:

1 curtida

Opaaaa… Excelente notícia. Qualquer coisa, avisa aí. :wink: