Estou iniciandoo um projeto novo mas gostaria de saber se alguem conhece uma ferramenta (framework) de BPM nos moldes do jBPM mas que não necessite de acesso a banco como a maioria das ferramentas que eu estou vendo por ai.
O sistema irá tratar os passos do processo mas não terá banco de dados nessa parte de BPM, sacaram?
Outra: o que estão usando por ai de arquitetura para projetos com BPM?
Acho difícil encontrar alguma ferramenta de BPM que não use banco, mesmo porque, os processos de negócio precisam ter o estado persistido de alguma maneira. De qualquer forma, você poderia utilizar um banco de dados em memória, mesmo.
De ferramentas boas de BPM que conheço, só o jBPM e o Oracle BPM (não confundir com Oracle BPEL).
Não conheço, nunca trabalhei com TIBCO iProcess, mas fiquei curioso com o fato de não usar DB e fui ler alguma coisa, no entanto acho que a informação de que não utiliza um banco de dados, não está correta. (Editado… pq bando de dados estava triste)
1. System Requirment
The linux OS must be RedHat Linux AS3.0 and later.
If the iProcess Engine installation edition is for Oracle 9i, the Oracle must be 9.2.0.7; if the installation edition is for Oracle 10g, the Oracle must be 10.2.0.2.