Busca Banco de Dados

Boa Tarde Pessoal, estou com a seguinte duvida aqui, desde já gostaria de pedir desculpa pois nem sei se isso é possível.
Minha duvida é o seguinte: eu tenho uma aplicação em java e um banco de dados MySQL, se o banco estiver no local host ou até mesmo se estiver em rede eu conecto nele, sem problemas, mas eu gostaria de implementar o seguinte:
Uma Classe que faça busca na rede e encontre entre todas as maquinas da rede qual dela esta com o MySQL instalado e me retorne o IP desta maquina.
Fazer em java uma classe que lista quais os bancos e até mesmo quais as tabelas deste banco eu consegui, mas eu tenho q setar manualmente onde este banco esta, ou no local host e/ou passar o ip.
Eu gostaria de desenvolver uma classe que faça esta busca, pesquisei na net mas não achei nada, na verdade não sei nem como pesquisar isso que eu quero.
Será que alguém pode me apontar um caminho?

Para saber o endereço das máquinas você pode fazer uma busca usando a submáscara da rede uma vez feito isto você irá tentar criar uma conexão para cada um dos endereços retornados pela busca, importante notar que pra isso funcionar o MySQL deve estar rodando na porta padrão.