C, C++ ou C#?

Pessoal, bom dia. Estou no 2 período de CC e só estudei Java até hoje. Queria aprimorar meus conhecimentos e um professor me indicou C#. Mas e na opinião de vocês, qual é a melhor linguagem para um futuro desenvolvedor? Meu objetivo é focar na criação de aplicativos em geral.

Do jeito como vc se expressou parece que Java é o primeiro nível da programação e pra elevar seu nível vc tem que, obrigatóriamente, mudar de linguagem/plataforma.

Não é assim. Vc pode continuar se aprofundando na programação e aprimorando seus conhecimentos através do Java mesmo.

Sobre a indicação do seu professor, é uma boa. A sintaxe do C# é bastante parecida com a do Java e ele tem recursos que Java ainda não tem (o que não quer dizer, necessáriamente, que Java é inferior, afinal, tudo o que vc faz em uma, cê faz na outra só que de um jeito diferente).

Com qualquer uma dessas duas vc estará bem servido e poderá programar coisas que rodaram em várias plataformas diferentes.

Com Java, vc vai poder programar pra desktop com JavaFX, pra WEB com a infinidade de frameworks disponiveis e pra Android também.

Com C# é a mesma coisa. Vc vai usar .NET pra desenvolver pra desktop, ASP.NET pra WEB e o Xamarin pra plataformas móveis.

A respeito de C e C++. Bom, eu gosto muito da idéia de aprender estas linguagens e sempre me sinto dividido, pois quando olho em sites como a Catho, o que mais vejo são vagas pra Java, C# ou PHP. Aparecem muito pouco pra C e C++ (claro que posso não estar procurando direito). Mas acabo que fico nessa de querer ir pra Java pra me adequar ao que o mercado pede.

Enfim, boa sorte nos estudos, seja lá qual caminho escolher \o

3 curtidas

Não existe “aplicativos em geral”. Tenha um foco no momento, a partir de um objetivo real você avalia o que vai estudar e usar. Futuro só Deus sabe, se o objetivo for mercado de trabalho, já considere o que pede nas vagas de estágio.

4 curtidas

Obrigado pela resposta, ela foi muito esclarecedora e tirou minhas dúvidas. Continuarei estudado java e irei começar C#. Um abraço!!

1 curtida

Agradeço pela resposta também javaflex. Vou estudar java e começar no C#. Um abraço!!