Primeiro emprego (estágio) está difícil de encontrar em programação. O que fazer?

Eu estou atualmente estudando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, já tenho curso técnico em Informática, e conheço algumas linguagens de programação e banco de dados, é claro que não sou nenhum expert, passo longe disto, sou novo ainda em programação, estudo somente a 2 anos. Mas eu percebi que primeiro emprego, estágio, em programação está muito difícil para encontrar, as pessoas querem que você saiba 10 linguagens de programação e seja mestre em todas elas. Eu estou pensando em pegar um primeiro emprego em alguma área de TI mas sem ser programação (suporte, suporte - desenvolvimento) , e depois que eu acabar a faculdade, procurar um emprego em programação. O que vocês acham?

1 curtida

Sim, pelo menos vá na entrevista para mostrar seus interesses pessoalmente. Onde tem infra geralmente tem desenvolvimento. Isso não vai te impedir de continuar procurando para desenvolvimento. Só não se acomode.

3 curtidas

veja se nao consegue algum estágio nao-remunerado, caso vc possa fazer isso. É um bom investimento pra entrar no mercado de trabalho. Com 6 meses, talvez vc já consiga algo remunerado, tanto fora ou dentro da empresa.

1 curtida

Na minha opinião, se seu objetivo é trabalhar com programação, procure focar em vagas nesta área. Só não entendi o que você quis dizer com “sem ser programação (suporte, suporte - desenvolvimento)” : eu entendo que desenvolvimento e programação são a mesma área de atuação.

Colega Phoxlox,

Você ainda é estudante. Esta tendo dificuldade de encontrar colocação no mercado de trabalho, mas acho que deva ter tempo livre, correto?

Então, o emprego não é a única forma de entrar no mercado, você pode colaborar com um projeto Open Source, você pode desenvolver um sistema que resolva um problema de alguém, por exemplo se você participa de uma igreja e lá existe um departamento de ação social, será que um sistema informatizado não seria útil pra controlar as atividades? Ou outra solução qualquer. Mesmo que você faça de graça, mas faça! Mostre que você sabe identificar problemas e soluciona los do ponto de vista computacional. Resolver problemas é uma forma de entrar no mercado. Então com a experiência adquirida fica mais fácil conseguir um emprego formal, o que acha?

Outra coisa, você quer ser desenvolvedor, naturalmente já deve ter projetos no GitHub, correto?

1 curtida

Ei amigo Phoxlox, abaixo tem um link com diversos projetos Opensource para contribuir: