Calcular porcentagem! ;(

Sou novo na facu e estou com dificuldade para calcular essa porcentagem:

O custo de um carro novo é a soma de custo de fábrica com a porcentagem do distribuidor e dos impostos aplicados ao (custo de fábrica) Supondo que o custo do distribuidor seja 28% e impostos 45% escreva um algoritimo, escreva um algoritmo para ler o custo de fábrica de um carro novo, calcular e escrever o custo final ao consumidor.

Alguém me ajuda :wink:

é só fazer as fórmulas das porcentagens no papel que a resposta estará pronta, depois é só portar para o código …

Certo, porém eu estou em dúvida de como fazer a formula, já que são duas porcentagens diferentes.

E qual é a diferença? É só somar tudo…

valorFinal = valorFabrica + (valorFabrica * 0.28) + (valorFabrica * 0.45)

Se quiser mastigadinho e passo a passo…

custoDistribuidor = valorFabrica * 0.28;
impostos = valorFabrica * 0.45;
valorFinal = valorFabrica + custoDistribuidor + impostos;

Se sua dificuldade é o cálculo de porcentagem, é só dividir o percentual por 100 (razão centesimal) para trabalhar na escala correta ou seja,

100% seria 100 / 100 = 1.0
 50% seria  50 / 100 = 0.5
 25% seria  25 / 100 = 0.25
 10% seria  10 / 100 = 0.1
  5% seria   5 / 100 = 0.05
0,5% seria 0,5 / 100 = 0.005

E assim sucessivamente…

Depois de calcular a porcentagem é só multiplicar pelo valor como fiz acima, a diferença é que fiz direto sem dividir por 100 :wink:

Cara não é vergonha nenhuma dizer que não sabe, esse fórum é um lugar para compartlharmos conhecimento, aqui todo mundo aprende se alguém tirar sarro é um idiota e é só ignorar pessoas assim :wink:

Agora pra pegar o valor de fábrica, pesquise sobre a classe Scanner e bons estudos!

4 curtidas

Poxa amigo! muito obrigado mesmo pela resposta, me ajudou bastante! Abraço