Galera, to com uma dúvida meio que filosófica, hehehe :lol:
Bom, o negócio é o seguinte:
Supomos que na minha interface (gráfica) eu possua um campo, por exemplo uma data, e esta data deve ser validada com uma data de encerramento de movimentação. Ok???
Bem, essa validação deve ser feita quando se sai do campo (lostFocus).
Essa regra seria uma regra da camada de negócio certo??? Ou estou enganado???
Se for uma regra de negócio eu devia passar este valor para a sua camada?? Isso faria com que cada apresentação pudesse ter uma camada diferente (talvez no caso da data não, mas existem alguns casos como preencher alguns dados de acordo com um código informado… Em algumas telas esses dados seriam preenchidos e em outras eles nem existiriam)…
O outro problema é quando e como eu envio os dados para a outra camada. Cada campo que eu altero deve ser enviado para a camada de negócio para sofrer validações???
Bom, acho que já falei demais!!! Cansei de digitar, :lol:
Esse tipo de validacao definitivamente pertence `a camada de negocios (alias, eu sou partidario de que qualquer validacao EH uma regra de negocios, mas eu sou meio xiita…).
Nao sei como esta a sua arquitetura, mas se vc estiver usando beans, de uma olhada no modelo de eventos dos beans, que pouquissima gente conhece/usa, e podem ser uma mao na roda nessas horas
Legal, os eventos entre beans funcionam como um Observer não é?? Ou estou enganado??
No meu caso, como o sistema será Desktop com acesso ao servidor via RMI (a princípio), eu criaria nos próprios componentes de tela essa propriedade. E assim poderia validar as alterações da mesma jogando para a camada de negócio que se encontra no server!!!