Canonical anuncia nome da versão 11.10 do Ubuntu com controvérsias

A Canonical anuncia o nome da versão 11.10 do Ubuntu, que será Oneiric Ocelot.
Até então tudo bem, o que vem causando controversias são nas alterações que Mark Shuttleworth planejou para essa versão e para as posteriores.

Já na versão 11.10 a Canonical abandonará o uso do Gnome Shell e passará a utilizar o Unity Shell, desenvolvido pela própria Canonical.

Nas próximas versões, a Canonical deixará de usar o X11.org, e utilizará o Wayland.


fonte: http://www.linuxfordevices.com/c/a/News/Ubuntu-1110-tipped/

Eu particularmente não gostei da mudança para o Unity Shell, eles estavam investindo há anos no projeto Gnome e derrepente abandonam. Talvez eu possa mudar de opinião no futuro, se o Unity provar ser superior, mas de certa forma isso vai impedir que outras distribuições usufruam do avanço do Gnome patrocinado pela Canonical.

Quanto a utilizar o Wayland ao invés do X11, acho que já estava na hora, a anos que o X11 não evolui, e já li relatos de desenvolvedores do projeto que está uma pura gambiarra.

Unity shell na versão 11.10 ou 11.04?

[]'s

Fonte incluída.

O Unity já estava disponível na 10.10 para Netbooks, agora serão padrão para Desktops também na 11.10.

Também tem o fato que eles estão descotinuando o Ubuntu para netbooks e vão mesclar junto com a versão oficial.

A versão beta do 11.04 ja vem com o Unity. Testei os dois, Gnome Shell e o Unity. Não gostei de nenhum. Muitas das novidades eu ja tenho com outros aplicativos, como Docky, GnomeDo e Compiz. A melhor das novidades sem duvida vai ser o Wayland, mas vamos ver no que vai dar. Ja vi gente dizendo que vai adotar o KDE depois dessas mudanças.

finalmente o x tá sendo trocado… Parabéns a canonical pela atitude!
Desde quando comecei a usar linux a uns 10 anos atrás que venho usando x e a experiência é sempre ruim rsrs

Parabéns Canonical :thumbup:

Também não gostei do Gnome Shell e o Unity. O principal motivo são os bugs que ocorrem no carregamento deles algumas vezes, isso porque tem alguns problemas de compatibilidade com o GLX na minha máquina.
Também aguardo ancioso o Wayland. :smiley:

[]'s

Tem umas informações interessantes aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Unity_(desktop_environment)

Como por exemplo os motivos:

[quote]We were part of the GNOME shell design discussion, we put forward our views and they were not embraced by designers. We took a divergent view from the GNOME shell folks on key design issues, for example how application menus should appear on the system, how one should search to find applications, how one?s favorite applications should be presented.

? Mark Shuttleworth[/quote]

E outras, e pelo jeito, vai sair no 11.04 mesmo.

em maio sera a vez do fedora…
bom, eu to quase voltando pro Ubuntu. os repositórios do fedora as vezes desapontam.
o faenza icon por exemplo é totalmente incompleto. tive de baixar o do Ubuntu e instalar manualmente =[.

Interface é o d-, agente sempre se adapta. o que eu odeio no kde são os mil KAplicativos ¬¬ falta de criatividade. lembro que existia (ou existe) um gerenciador de redes chamado Karamba ¬¬.
imagina eu gritando pelo corredor “O karamba não funcionou esta noite!”, o que vão pensar?

Cheguei a usar o Unity em uma das versões do UNR (Ubuntu Netbook Remix), nos primeiros dias até achei interessante, mas depois desisti por causa de bugs e instabilidade. Com certeza irei testar o 11.04, mas dificilmente saio do Squeeze.

Eu tô usando o Ubuntu 10 no note faz um tempo já. Se o onze não ficou legal, vou esperar uma nova versão do Debian ou voltar pro guerreiro Slackware.

O Gnome Shell só vai rodar com todas as funcionalidades em cima do gnome3. Não dá para julgar instalando um pacote de 3 megas em uma distribuição.

Pelo que eu vi, não gostei da cara do unity. Mas é um alpha e muita coisa vai mudar aí. Por enquanto acho o kde muito mais robusto que os dois juntos.

Mas o GNOME shell ainda vai ser suportado, apenas não sera o default, é o que diz aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Unity_(desktop_environment)

Mas o GNOME shell ainda vai ser suportado, apenas não sera o default, é o que diz aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Unity_(desktop_environment)

Vai, mas para isso o gnome 3 tem que ser lançado antes do ubuntu. Eles não vão rodar o shell em cima do gnome 2.xx

Só uma observação, porque tem muita gente que confunde. O Unity não é substituto do Gnome, mas do Gnome Shell. Seria a mesma coisa que subsituir o kwin do KDE. Vai continuar sendo KDE do mesmo jeito, só o comportamento das janelas vai mudar um pouco. Tem muito fórum onde o pessoal afirma que a Canonical está matando o Gnome, trocando o Gnome, etc. Não é bem assim.

O Unity é um pouco mais leve, ocupa menos memória e se dá melhor em hardware mais limitado, como os netbooks. Como o Ubuntu conseguiu um relativo sucesso em netbooks, imagino que estão eliminando retrabalho e reduzindo custos mantendo uma única distribuição.

Quanto ao Wayland, a Red Hat também pretende adotá-lo no ano que vem. Natural, já que é um funcionário da Red Hat quem desenvolveu, apesar que hoje muito mais gente e empresas estão colaborando. O irônico é que a Canonical tende a conseguir trocar primeiro.

Outra coisa que vai ser trocado na 11.10 em Outubro é o GDM.

Olá, pessoal

Me desculpe a ignorância mas qual é a diferença entre o Gnome Shell e o Unity Shell?

E entre X11.org e o Wayland?

Não testei o Unity ainda, deixo as explicações pra alguém mais interado. Mas resumindo, é o gerenciamento das janelas, comportamento, animações e efeitos do desktop.

Já o X11 é o “Servidor de Janelas”. No Windows como não tem a diferenciação, o pessoal confunde mesmo. O X11 seria grosseiramente a “interface gráfica” do Linux, os ambientes KDE, Gnome, etc gerenciam e extendem o X11. Um das vantagens dele é que oferece uma forma muito rápida de gerenciamento remoto, ocupando pouca largura de banda. Você pode ter o processamento do ambiente gráfico rodando em um computador e rodar em um hardware super limitado da sua máquina, com menos de 1 Mb de arquivos no computador cliente e com uma banda de 32 Kb acessar uma interface gráfica limitada.

Isso acontece porque ele foi projetado pra época dos mainframes, onde as estações não tinham processamento gráfico e rede era uma coisa muito cara. Nas máquinas de hoje, tanto o cliente quanto o servidor rodam na mesma máquina, jogando no lixo a vantagem. E com as placas de vídeo e redes de hoje, tem pouco sentido essa abordagem. Até celular tem mais processamento que as máquinas pra que ele foi projetado.

Fora isso, pra você usar placas de vídeo com todo o potencial, precisa de acesso direto ao hardware, coisa que o X11 tem uma arquitetura pra não permitir. Como é um protocolo de 30 anos atrás, não foi projetado pra rodar 3D, texturas, vertex shader ou qualquer tecnologia mais nova. Você consegue sim, mas pra isso foram distorcendo o código dele.

É um programa que hoje é usado pra algo que não foi feito, que teve o código refatorado dezenas e dezenas de vezes, está inchado, cheio de hacks e cada vez mais difícil extender. Já tentaram modularizar um pouco, fazer uma série de bibliotecas, mas só adicionam camadas em cima de camadas, aumentando a latência.

O propósito principal do Wayland é fazer um servidor novo, do zero, otimizado pras máquinas mais novas, e que seja modular o suficiente pra ser leve. Outra preocupação é ter uma API fácil e padronizada pra criar drivers pras placas de vídeo e outros periféricos gráficos, outro problema do X11.

O Wayland era trabalho de um desevolvedor só, agora já tem várias empresas ajudando. Outro projeto que tentou substituir o X11 chamava Fresco, mas faz anos que não vejo falar nele.

alguem pode me dizer se rola wayland com fluxbox ?

enquanto tiver suporte fico na versão 10 do ubuntu e uso o X mesmo. :roll:

Já faz tempo que esta história do Unity está causando discussões nas comunidades relacionadas… muitos ainda acham que a Canonical traiu o Projeto Gnome, o que realmente não aconteceu.

As distros devem sempre buscar melhorar, se o Unity ficar com qualidade inferior ao shell do Gnome, com certeza será substituído também. Não faz sentido ficarmos presos a uma só opção, isto é coisa de outros SOs.

Olá marcosalex ?!

Obrigado pela sua explicação, você deveria ter um blog.