Bom dia, gostaria de uma ajuda, estou precisando implementar uma aplicação onde tenho uma imagem e preciso capturar uma área dela, mas para essa captura tenho que utilizar o mouse. Queria selecionar a área da imagem através de seleção arratando o mouse com desenho livre e depois disso armazenar em um outro arquivo de imagem para que possa ser tratada.
Att.
Isso em alguma linguagem específica? É desktop ou web?
Basicamente, qualquer linguagem que permita ler os bytes de uma imagem permitiria fazer isso. Com java, por exemplo, você pode carregar uma imagem num BufferedImage e percorrer os pixels. Pegar a posição do mouse e fazer as contas também não é muito complicado.
Abraço.
Estou fazendo em Java desktop, o que preciso é identificar uma área específica da imagem para analise e quero fazer isso arrastando o mouse e criando uma linha para delimitar a área.
Obrigado
Abraço
E a sua dificuldade está onde?
Partindo do princípio que você está disposto a ler e estudar um pouco, o que você precisa é:
- carregar a imagem em um BufferedImage;
- exibir em um canvas como o do JPanel;
- capturar o ponto que o mouse é pressionado (mousePressed);
- capturar o ponto em que ele é liberado (mouseReleased);
- usar esses pontos como coordenadas de seleção (x1, y1, x2, y2);
- criar um novo BufferedImage com um recorte da imagem original, baseado nas coordenadas de seleção;
Veja alguns exemplos:
Abraço.
Obrigado, vou ler esses exemplos.
Abraço