Características para um servidor web

olá pessoal!

oq vcs acham desse ambiente?

Servidor: Alpha 64bits, 1GB ram com 2 CPUs

para prover: Apache 2.0, MySQL 4.1, Tomcat 5.0.28, SDK 1.4.2?

acredito q a plataforma esteja boa, mas precisa de mais memória, oq vcs aconselham para esse cenário?

Olá

Depende para o que será usado. Capacity planning costuma ser uma arte muito bem remunerada. Há inumeros fatoresw envolvidos.

Minhas sugestões:

  1. Caso sua aplicação já esteja pronta ou pelo menos a base de dados já esteja populada:
    Use JMeter (ou The Grinder ou OpenSTA) para avaliar como um micro qualquer do seu ambiente responde as cargas médias previstas. Com base nos resultados, saberá onde precisará melhorar seu servidor.

  2. Caso ainda não tenha nada
    Tenho vários livros sobre o assunto e sei que isto é bem complexo. Precisa bons conhecimentos de métricas, protocolos, métodos de regressão + bons conhecimentos de Excel, um pouco de teoria das filas. excelente feeling e boa experiência com projetos semelhantes. Fora isto é chute puro.

[]s
Luca

Olá Luca!

Mas é claro! JMeter! Cheguei a utilizá-lo em meus projetos para analisar possíveis problemas.

Futuramente será usado um cluster com 4 máquinas plataformas alphaserver.

Hoje trabalhamos apenas com container web, mas vamos começar a testar web services e possivelmente ambiente distribuído… passaremos a utilizar jboss ou applicationserver para esses serviços.

Tenho preocupação com a qtdade de memória das máquinas para suprir esses serviços.

Vou utilizar o JMeter para avaliar a disponibilidade do equipamento.

valeu!